Podcast

Lei da Anistia (40 anos) e conversa com Cajá - Revista BdF PE - 27/08/19

O que não pode ser esquecido quarenta anos depois?

Ouça o áudio:

Cajá foi sequestrado, preso e torturado pela repressão militar.
Cajá foi sequestrado, preso e torturado pela repressão militar. - Foto: Daniel Lamir / Arte: Diva Braga
O que não pode ser esquecido quarenta anos depois?

Adentramos por histórias de vida e memória do Brasil. Os 40 anos da Lei da Anistia é destaque na conversa do Revista Brasil de Fato Pernambuco com o sociológo Cajá. A entrevista abordou temas como análise das lutas populares e a configuração jurídica que efetivou a Lei da Anistia. 

Enquanto preso político da repressão militar ainda no final da década de 1970, Cajá destacou a necessidade de responsabilização histórica de que torturou e matou em nome do Estado brasileiro. Cajá também refletiu sobre os efeitos da configuração da Lei da Anistia no contexto atual no nosso país e as disputas pelas narrativas históricas sobre a ditadura militar.  

Reportagem: "Familiares de vítimas da ditadura vão à OEA contra declarações de Bolsonaro" (Katarine Flor); "Caso de militar réu por estupro abre precedente para punir crimes da ditadura" (Tiago Ângelo). 

Vitrola de Fato: "Pequena memória para um tempo sem memória (A legião dos esquecidos)" (Gonzaguinha); "Apesar de Você" (Chico Buarque); "Além do que se vê" (Los Hermanos).    

 

Edição: Daniel Lamir