Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 29/08/19

Ouça notícias sobre a primeira morte por sarampo na cidade de São Paulo e o especial sobre o Dia da Visibilidade Lésbica

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

São quase 2.500 casos de sarampo confirmados no Estado de São Paulo, e a campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto
São quase 2.500 casos de sarampo confirmados no Estado de São Paulo, e a campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto - Agência Brasil | EBC

No Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (29), você confere os detalhes da primeira morte por sarampo registrada em São Paulo. A capital paulista não registrava uma morte causada por essa doença há 22 anos.

Segunda a Secretaria de Saúde da capital, a vítima é um homem de 42 anos. Ainda segundo a pasta, ele não havia recebido a vacina. Em nota, a pasta da saúde diz que em todo o Estado de São Paulo existem 2.457 casos confirmados de sarampo, destes 66% estão concentrados na capital.

No dia 29 de agosto, comemora-se o Dia da Visibilidade Lésbica. De acordo com o Dossiê Lesbocídio Brasil, o assassinato de mulheres por sua orientação sexual aumentou 150% entre 2014 e 2017. Ana de Oliveira, de 60 anos, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), comenta as dificuldades e os avanços que presenciou durante sua vida. 

“Fui acostumada a não ser muito visível na expressão do meu afeto em público. Isso é ruim, mas eu te digo que hoje, com o crescimento da homofobia, eu me sinto um pouco mais segura por isso [por não expressar afeto pela companheira publicamente]. Eu não acho que é bom me sentir segura nesse momento”, destaca.

E no quadro Momento Agroecológico, confira as novidades da Jornada de Agroecologia, em Curitiba (PR), que vai de 29 agosto a 1º de setembro. Ouça detalhes sobre a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra, uma das atividades da programação. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho