SAÚDE

Estados recebem doses extras da vacina tríplice viral contra o sarampo

Em São Paulo a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sarampo faz Ministério da Saúde declarar emergência no estado de São Paulo
Sarampo faz Ministério da Saúde declarar emergência no estado de São Paulo - AFP Arquivos

Segundo o Ministério da Saúde, 1,6 milhão de vacinas contra o sarampo estão sendo distribuídas em todo o Brasil. Os 13 estados onde foram registrados surtos da doença receberam mais de 960 mil doses. 

Ainda segunda a pasta, o novo carregamento tem como objetivo garantir a dose extra da imunização em todas as crianças de 6 meses e menores de um ano. 

O Estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos, registrou uma morte pela doença no dia 17 de agosto, e recebeu o maior número de vacinas, somando 56% do total que foi distribuído. 

Esta é a primeira morte provocada pela doença no estado paulista desde 1997. O Ministério da Saúde informou que a vítima foi um homem de 42 anos, que nunca tinha se imunizado contra o vírus. A pasta também alerta que nessa faixa etária, a pessoa deve ter tomado, pelo menos, uma dose da vacina.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o ministério trabalha para acabar com a doença e recuperar o certificado de eliminação do sarampo no Brasil.

Para ele, a pasta tem atuado de forma integrada com os estados e municípios para intensificar as ações de cobertura vacinal, além das vacinações de reforço nas crianças, que é a faixa etária com maior risco para complicações em decorrência da doença.

A vacina tríplice viral está disponível nos mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Ela previne também contra rubéola e caxumba.

Edição: Michele Carvalho