Paraíba

CELEIRO ARTÍSTICO

Artistas paraibanos do filme Bacurau conversam com o Jornal BdF

Suzy Lopes, Thardelly Lima e Buda Lira são três dos seis atores e atrizes que estiveram em Cannes representando o Brasil

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Seis atrizes e atores paraibanos no elenco de Bacurau: Buda Lira, Dani Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima
Seis atrizes e atores paraibanos no elenco de Bacurau: Buda Lira, Dani Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima - Divulgação

Bacurau chega aos cinemas nacionais envolto em reações diversas. O encontro de gêneros: horror, faroeste, ação, ficção científica e fantasia também mostra uma mistura de brasis. O link para a realidade brasileira atual é marcante e, ao mesmo tempo, sutil, com bastante simbologia, mas também explícito: na história, os inimigos do povoado são invasores estrangeiros, espelhando a história brasileira de cultivo às armas. No elenco, estrelas como Sonia Braga, Udo Kier, Karine Teles e Bárbara Colen. Kleber Mendonça, que já recebeu vários prêmios por Aquárius, comenta: “É um filme brasileiro do tipo que não existem outros muito parecidos, com ação e efeitos especiais que eu gostaria de ver no nosso cinema. Ao mesmo tempo, é sobre história, educação e sobre pessoas que exigem respeito. No momento em que elas são desrespeitadas e julgadas como simples e dispensáveis, elas mostram que não são”, contou ele na estréia no Rio de Janeiro. 

O filme Bacurau se passa em um futuro próximo, e gira em torno de um povoado que se vê assombrado por estranhos fenômenos. Literalmente apagada do mapa, a comunidade isolada, que vive utópica convivência entre as diferenças, se vê ameaçada por violentos invasores estrangeiros.

Bacurau ganhou um dos mais importantes prêmios do Festival de Cannes 2019, o Prêmio do Júri. Essa é a primeira vez que o Brasil ganha na categoria, considerada a terceira mais importante da competição oficial do evento. O longa já foi convidado para mais de 100 festivais e mostras ao redor do mundo. Também foi premiado como melhor filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique. 
Bacurau está no mesmo guarda-chuva de outras produções com atrizes(es) paraibanas(os) premiadas neste novo ciclo. Há uma semana (24), o filme Pacarrete recebeu os prêmios de melhor atriz para Marcélia Cartaxo e o de melhor atriz coadjuvante para Soia Lira, além da presença poderosa da atriz Zezita Mattos, todas elas, atrizes paraibanas. 
Elenco de Bacurau conversa com BdF
No elenco do filme estão seis atores e atrizes: Buda Lira, Dani Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima. Conversamos com três deles: Buda Lira, Suzy Lopes e Thardelly Lima, para captar suas impressões sobre a repercussão de Bacurau no Brasil e na Paraíba. 

O ator Thardelly Lima interpreta o prefeito de Bacurau (Tony Jr) um típico político do interior, um sucessor que “herda” o cargo do pai, que já foi do avô...e ainda tentando a reeleição, aparecendo claro, próximo das eleições! Indagado sobre o que é Bacurau, Thardelly descreve: “Além de ser um pássaro noturno e “brabo”, Bacurau representa a resistência do povo nordestino! O filme é uma miscelânea de gêneros, uma grande aventura, uma fantasia fantástica que reproduz muito bem nossa realidade, principalmente nessa atualidade tenebrosa”, comenta ele. Sobre representar o Brasil em Cannes: “Foi uma das sensações mais maravilhosas da minha vida! Eu que venho de Cajazeiras, sertão da Paraíba, estar naquele festival em volta de tantos artistas que admiro, e estar competindo com eles de igual para igual, com um elenco tão diversificado e potente! Foi uma experiência incrível e uma carimbada da força do cinema nacional. Estamos vivos!”, disse ele. Sobre a Paraíba estar bem no cinema nacional, exportando atrizes/atores exponencialmente a cada ano, o ator atribue à safra enorme de artistas de todo o estado: “Estes artistas são pessoas que vêm de diversas cidades. Estamos produzindo muito, temos muitos festivais independentes, de guerrilha. Como o cine grande, festival de Nazarezinho, Coremas, onde podemos assistir filmes rodados aqui e de todas as regiões do país. A Paraíba tem um histórico de grandes grupos de teatro e espetáculos que entraram para história do teatro nacional. Tudo isso move inspirações. Recentemente em Gramado, Marcélia Cartaxo e Soia Lira (cajazeirenses) ganharam melhor atriz e atriz coadjuvante no mesmo filme - (o filme Pacarrete) Isso só reforça a nossa “escola” de representação. O sertanejo é antes de tudo, um forte - Euclides da Cunha”, explicou Thardelly.
Para Suzy Lopes, Bacurau tem uma forte camada política: “É um western brasileiro, nordestino. Ele é político, ele é entretenimento também, porque a arte, quando é reflexiva, quando ela é de gênero, ela também é um entretenimento. E eu acho que o entretenimento pode estar ligado às questões que estão acontecendo. E Bacurau é exatamente isso, é um entretenimento que vai te fazer refletir e te fazer pensar sobre tudo que está acontecendo no Brasil hoje. E é uma miscelânea de muito cineastas, de muitos estilos de filmes, tem muita influência tanto musical quanto cinematográfica no filme. E ir pra Cannes é representar o Brasil, porque na verdade, um filme quando chega num festival como esse nao é so a equipe daquele filme que está no festival: é o país. Então, naquele tapete vermelho era a produção Bacurau sim que tava passando. Mas essa produção carregava a indústria do audiovisual brasileira que precisa ser respeitada, que tem sido terrivelmente atacada e perseguida por esse desgoverno que não entende o que é cultura porque, na verdade, ele entende que a cultura pode fazer o povo pensar, e isso é exatamente o contrário do que eles querem. Suzy comemora a da exuberância da Paraíba no cinema: “a Paraíba sempre foi um celeiro de grandes atores. Todas as vezes que estive conversando com todos os diretores com quem já trabalhei, Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelas, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro e o Hilton Lacerda, todos esses diretores falam da Paraíba e sempre elogiam os atores e atrizes paraibanas. A Paraíba realmente é um grande celeiro de grandes atores e atrizes. A gente bota para lascar”, comenta Suzy Lopes.

Buda Lira considera o filme fundamental para o momento atual e para a Paraíba: O cinema tem esse componente do entretenimento, que é necessário, importante, fundamental. E o Bacurau se apresenta como uma mistura de gêneros, aí você fala no faroeste, ficção, suspense,esse conjunto de elementos", ele aproveita para comentar sobre o festival de Cannes: "Evidente que é de suma importância considerando que o festival de Cannes, é um dos maiores - se não, o maior - mais conceituado, que tem um critério muito rigoroso na seleção dos filmes. Então Bacurau se fazer presente com Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, e Kleber pela segunda vez em Cannes, primeiro com Aquários, e agora com Bacurau, representa um grande prestígio para o cinema nacional e acabou repercutindo na Paraíba que está bem representado com seis atores e um técnico”. Sobre a Paraíba: “É claro que a resposta positiva, temos uma história de realização muito forte, em documentários e também na ficção,  principalmente nos últimos tempos que toda uma série de fatores contribuíram para que nossos criadores, artistas, diretores e os atores, pudessem expressar com todas as forças a sua capacidade criativa e inventiva. E o desdobramento disso é a repercussão que tem tido, a produção em festivais importantes. Sejam os filmes indo para festivais importantes, sendo também premiados, e quando não, com produção da Paraíba, ou então com atores e atrizes em filmes da região Nordeste, no cinema nacional. Isso nos dá uma força muito grande para continuar, para lutar, principalmente agora. Então eu acho que é uma tradição que se renova de de tempos em tempos”, declarou Buda Lira.

Edição: Cida Alves