Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 30/08/19

Ouça sobre a campanha de vacinação contra o sarampo, a reabertura do Museu Nacional e os 100 anos de Jackson do Pandeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Foram quase 20 milhões de itens do acervo da instituição perdidos no fogo em 2018.
Foram quase 20 milhões de itens do acervo da instituição perdidos no fogo em 2018. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (30) traz a notícia da possível reabertura do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que pegou fogo no final de 2018. A ideia é que seja reaberto parcialmente em 2022.  

Ao todo, foram quase 20 milhões de itens do acervo da instituição, como fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte, perdidos no fogo. Segundo a administração do museu, 46% das coleções científicas foram totalmente ou quase totalmente destruídas, 35 % passam por processo de resgate e 19% não foram atingidas pelo incêndio.

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falou sobre os detalhes da reinauguração, durante uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (28) na Academia Brasileira de Ciências.

“Em 2022 podemos inaugurar pelo menos uma parte do Palácio com exposições que vão festejar o bicentenário da independência brasileira. Essa é a nossa intenção. Já no próximo ano, queremos reinaugurar a parte administrativa e acadêmica do Museu Nacional para melhorar a infraestrutura das atividades de pesquisa e ensino da graduação e pós graduação, além das atividades de extensão. Vamos trabalhar duro para isso”, explica. 

Ouça também sobre o reforço da campanha de vacinação contra o Sarampo. O Governo Federal aumentou as doses disponíveis para estados brasileiros. Em São Paulo, estado que concentra o maior número de casos da doença, a campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto.

E no quadro Mosaico Cultural, conheça a história do cantor e compositor Jackson do Pandeiro, que completaria 100 anos neste mês de agosto. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho