Rio de Janeiro

DEBATE

"Se organizem agora para quando Bolsonaro sumir", aconselha geógrafo David Harvey

Professor britânico está no Brasil e participou de conversa no Armazém do Campo (RJ)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Aos 83 anos, professor ainda planeja criar conselho para auxiliar governos locais
Aos 83 anos, professor ainda planeja criar conselho para auxiliar governos locais - Clívia Mesquita

Em visita breve ao Brasil, o geógrafo britânico David Harvey participou de uma roda de conversa no Armazém do Campo (RJ) na manhã desta sexta-feira (30). Aos 83 anos, o professor da City University of New York é um dos marxistas mais influentes da atualidade e falou para cerca de 50 pessoas sobre o tema "Avanço do capital e atualidade das lutas urbanas". A atividade foi organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Armazém do Campo e Levante Popular da Juventude. 

"A primeira vez que estive no Brasil foi durante a ditadura militar. As coisas estavam muito difíceis. Mas mesmo no meio da ditadura havia organização social, não confrontando o poder político mas subvertendo. Foi muito impressionante como os movimentos sociais participaram da redemocratização do país e fizeram parte dessa retomada de poder. É tempo de lembrar essa história. Não é tão ruim quanto era. Mas é um ótimo momento para começar a se organizar para quando o Bolsonaro sumir daqui", aconselhou Harvey sobre o atual momento político no país. 

O professor ainda comparou os problemas urbanos do Rio de Janeiro com de outras cidades do mundo. São Francisco, Londres e Vancouver, por exemplo, também enfrentam alta na especulação imobiliária. Segundo o professor, a transformação do direito à moradia em investimento para gerar lucro é uma tendência global do capitalismo. As consequências desse processo colocam cariocas e novaiorquinos no mesmo barco. 

"As pessoas pobres estão sendo afastadas dos centros urbanos. As cidades estão sendo tomadas pelos interesses econômicos dos mais ricos e empresários. Em Nova Iorque, metade da população não pode pagar para morar nem perto da cidade", aponta. 

David Harvey adiantou que tem um projeto para aconselhar governos sobre políticas públicas que na prática tenham impacto positivo sobre essas questões como moradia. O professor disse que já está em diálogo com nomes da América Latina, América do Norte e Europa para articular um grupo de conselheiros não ideológico para ajudar governos locais, como prefeituras, em diversas partes do mundo.

Assista a transmissão ao vivo da atividade com David Harvey no Facebook: http://bit.ly/2ZtlCvF

Edição: Eduardo Miranda