Paraíba

CONTRA SECA

Ato em defesa da transposição do São Francisco acontece nesse domingo (1) em Monteiro

Manifestação foi convocada pelo ex-governador da PB, Ricardo Coutinho (PSB); são esperadas milhares de pessoas

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato será realizado na mesma cidade em que Lula e Dilma fizeram a inauguração popular da obra.
Ato será realizado na mesma cidade em que Lula e Dilma fizeram a inauguração popular da obra. - Divulgação.

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) está convocando a população do Nordeste a se unir em defesa da transposição do Rio São Francisco. Segundo Coutinho, é necessário que o povo lute para evitar retrocessos ainda maiores. Por isso nesse domingo (1) são esperados milhares de nordestinas e nordestinos da região do semiárido para o ato público, intitulado 'SOS Transposição Grito Nordeste'. A manifestação será na cidade de Monteiro, mesma cidade em que Lula e Dilma fizeram a inauguração popular da obra, a partir das 10h.

Canais da Transposição do Rio São Francisco desabastecidos.

Vários veículos de comunicação, recentemente, mostraram fissuras e rachaduras no eixo leste da transposição, dando a entender que a obra pode se tornar um "elefante branco", ou seja, uma grande obra sem nenhuma utilidade para o povo brasileiro.

No entanto, o que Ricardo Coutinho denuncia é que a suspensão do bombeamento de água do Rio São Francisco para a obra desde fevereiro de 2019, teve como objetivo provocar problemas para depreciar os canais da transposição.

Ex- governador Ricardo Coutinho (PSB) e atual presidente da Fundação João Mangabeira (PSB).

Para Ricardo o que acontece com as obras de transposição é, na verdade, o "abandono" do governo federal. "É uma discriminação odienta. É importante que as demais instituições ponham um freio nisso e atuem na defesa da democracia", se refere Ricardo à postura e ao tratamento dado pelo presidente Bolsonaro (PSL) ao povo Nordestino. Depois que assumiu a Presidência, o chefe do executivo se referiu à região Nordeste como “Paraíba” e tratou os nordestinos de forma pejorativa chamando-os de ‘cabeça chata’ e de ter parentes ‘pau de arara’. 

Veja abaixo a real situação da obra de Transposição do Rio São Francisco:

Vídeo sobre a atual situação da Transposição do Rio São Francisco. / Reprodução.

"Esse ato é uma convocação de partidos, lideranças, movimentos sociais. Estamos falando da mais importante obra do Nordeste setentrional, que liberta o semiárido do coronelismo. A transposição terá um impacto nas condições de vida do semiárido. Quem conhece a região, como eu conheço, sabe muito bem que, nos poucos meses em que a água passou pelo Rio Paraíba, houve avanços. Pelo menos 1,15 milhão de pessoas estavam consumindo as águas que vêm do São Francisco. Então, o protesto é por esse profundo desprezo com que o governo vem tratando essa obra estratégica para o desenvolvimento regional. Causa revolta”, declarou Ricardo em entrevista ao portal de notícias Uol.

Já foram confirmadas as presenças de lideranças nacionais, como Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffman (PT), Guilherme Boulos (PSOL), o governador piauiense Wellington Dias (PT) e o ex-senador Lindbergh Farias (PT). Também são esperados prefeitos e deputados da região, além de movimentos populares. Haverá um palco com apresentações culturais. Chico César, Totonho e Dejinha de Monteiro já confirmaram participação. 

Edição: Heloisa de Sousa