Podcast

Se a fonte da vida eterna existisse, seria feita de kombucha

Conhecido por remédio natural, a bebida já era consumida desde 221 a.C

Ouça o áudio:

O consumo indicado do kombucha é de um copo de 150 a 200ml por dia e a ingestão excessiva não traz nenhum benefício.
O consumo indicado do kombucha é de um copo de 150 a 200ml por dia e a ingestão excessiva não traz nenhum benefício. - Pixnio
Conhecido por remédio natural, a bebida já era consumida desde 221 a.C

Você já ouviu falar do kombucha? Apesar do nome diferente, ele nada mais é que um chá, resultado da fermentação das folhas de Camellia Sinensis. 

Pode parecer estranho à primeira vista, mas é importante não menosprezar essa bebida. O kombucha traz muitos benefícios ao nosso corpo, como combate à gastrite, controle do pH do sangue, fortalecimento do sistema imunológico, redução de estresse, insônia, dores de cabeça, prevenção de infecções, câncer, diabetes e até mesmo pedras no rim.

Mas como nem tudo é perfeito, é importante estar atento. No processo de fermentação, o kombucha produz o ácido acético, ou seja, o álcool. Ele também tem um sabor ácido e adocicado. 

A nutricionista Janaina Mazeli explica que o chá tem algumas restrições quanto ao consumo e produção. 

"Por conta do álcool presente no kombucha, ele não é indicado para gestantes e mulheres amamentando. Embora seja uma quantidade pequena, não existe segurança de consumo de álcool, por menor que seja, para uma gestante. Ele também não é indicado para crianças, pessoas em tratamento de câncer ou imunossuprimidos, que tenham o sistema imunológico em atividade reduzida por uso de medicamento ou até mesmo doenças", destaca a nutricionista.  

O cuidado também deve vir em relação ao cultivo do kombucha. Porque se ele não estiver adequado, num ambiente limpo, pode proliferar bactérias patogênicas e toda a atividade benéfica dele se perde.

Por ser originário da China, principalmente, o produto não é muito fácil encontrar o produto aqui no Brasil e ainda tem um preço bem elevado.  Uma garrafinha de 350ml costuma custar de 8 a 12 reais nos mercados comuns. É por isso que, a melhor forma de obter seus benefícios é fazer contato com pessoas que já façam o cultivo da Camellia Sinensis.

"O kombucha normalmente é recebido por doação de pessoas que já fazem o cultivo em casa e acabam dividindo com seus conhecidos, e isso vai se propagando. Hoje em dia, já é comum encontrar em algumas casas de produtos naturais, orgânicos e até mesmo pela internet", conta Janaina. 

Mesmo pouco conhecida, essa bebida já é consumida há milhares de anos. O primeiro relato vem da China, no ano de 221 a.C. 

Há até mesmo relatos da bebida em algumas passagens da Bíblia, por exemplo, o que o faz ser considerado uma espécie de remédio natural. 


 

Edição: Michele Carvalho