CE

Em Juazeiro do Norte, comunidade se une em busca de alternativas de esporte e lazer

Com uma turma de 45 mulheres e uma fila de espera de mais de 100, as aulas de zumba são organizadas pelo MTD

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

No início a coordenação do Movimento pensou que o máximo que iriam conseguir reunir eram 20 mulheres
No início a coordenação do Movimento pensou que o máximo que iriam conseguir reunir eram 20 mulheres - Divulgação: MTD

O Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) está ajudando a transformar a realidade do bairro Antônio Vieira, na cidade de Juazeiro do Norte. A falta de equipamentos culturais e esportivos fez com que a comunidade se unisse para buscar alternativas de esporte e lazer.

Com uma turma de 45 mulheres e uma fila de espera de mais de 100, a aula de zumba, que acontece todas sextas-feiras, é uma realidade no bairro. A residente do bairro e militante do MTD, Carminha de Lima, considera a iniciativa de uma importância absoluta, " nosso bairro não tem nada, é carente, é um bairro populoso, muito grande e não tem lazer, não tem saúde nem educação", continua " nosso bairro não tem uma praça, não tem aquelas academias populares, até o posto de saúde que tem aqui não funciona direito e a zumba veio pra criar esperança paro o povo daqui".

No início a coordenação do Movimento pensou que o máximo que iriam conseguir reunir eram 20 mulheres, acontece que a procura foi muito maior e hoje elas buscam um local maior para conseguir agregar as mais de 100 mulheres da fila de espera nas atividades. Das aulas de dança também veio a ideia de uma escolinha de futebol para as crianças do bairro, que já contabilizam 20 inscritos.

As aulas de zumba, constituem um programa de exercícios inspirados na música latina, são ministradas por uma professora de educação física. Mais três bairros estão para iniciar a prática esportiva e de lazer em Juazeiro, também como ação do MTD.
 

Edição: Monyse Ravena