Paraíba

IDENTIDADES

I Simpósio de Passinho de Brega-Funk na UFPB acontece nesta quinta (05)

A ideia é dar visibilidade e oportunidade ao estilo e abrir a Universidade para a comunidade

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Inscrições pelo instagram @kiridaproducoes
Inscrições pelo instagram @kiridaproducoes - Card

O departamento de artes cênicas da UFPB, através do grupo de pesquisa Brega, Festas Populares e Comunidade, juntamente com Kirida Produções apresentam o I Simpósio de Passinho de Brega-Funk na UFPB. O evento acontece nesta quinta-feira (05), a partir das 8h da manhã no prédio Abacatão - UFPB.
O professor Elton Fernandes, um dos principais articuladores do evento, explica que esse estilo de dança já é muito praticado em Recife, e vem se espalhando por outras cidades do Brasil. Ele ficou surpresa ao encontrar um grupo consolidado no bairro Mangabeira VII se encontram para fazer batalha de passinho. Elthon e mais um grupo de pessoas começaram a frequentar esse espaço de sociabilidade e dança e a ideia foi realmente trazer essa discussão para o âmbito da Universidade: “É trazer o estilo e dar visibilidade e oportunidade ao pessoal do Mangabeira VII que tem um estilo de dança, e entender que a a universidade é um lugar aberto para a comunidade demonstrar sua diversidade, contar sua história, e a universidade tem que ver o que está acontecendo no mundo lá fora, e perceber que é muito fácil a gente pegar o que tá no livro, mas também tem que entender o que tá acontecendo fora”, conta o professor.
O simpósio conta com Mesa Redonda e apresentação dos grupos Batalha do Passinho M7 e A Tropa M7. Esses grupos são os palestrantes do evento e também irão ministrar oficinas.

Elthon conta que o grupo de pesquisa é o único do Brasil, cadastrado no CNPQ, que leva o nome do Brega no nome principal, na linha de pesquisa. Os integrantes são: Prof. Dr. Elthon Fernandes, Marcelo Sousa, Camila Luna Alexandre, Railson Almeida, Natália Oliveira, Mirela Ferreira, Amanda Galvão e Rayssa Medeiros.
Foram abertas 60 vagas para participantes do evento, porém até o momento, já conta com 90 inscrições, e é provável que apareçam mais pessoas na hora. “É uma surpresa pra a gente porque a resposta foi muito rápida, tanto dos alunos do próprio curso como professores também de outros cursos querendo conhecer esse movimento novo”, relata Elthon.
O I Simpósio de Passinho de Brega-Funk na UFPB vai acontecer no prédio do Abacatão, no Departamento de Artes Cênicas, nesta quinta-feira, dia 05, a partir das 8 horas da manhã.

Edição: Cida Alves