Música

Morre Elton Medeiros, um dos maiores sambistas do Brasil

Ele é autor de clássicos como O Sol Nascerá, Onde a Dor Não Tem Razão, Pressentimento e Injúria

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Elton Medeiros foi parceiro de grandes nomes como Cartola, Paulinho da Viola e Zé Keti
Elton Medeiros foi parceiro de grandes nomes como Cartola, Paulinho da Viola e Zé Keti - Agência Brasil

Elton Medeiros, um dos maiores nomes do samba, morreu na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, no Rio de Janeiro. O compositor faleceu aos 89 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Nos últimos meses, o músico vinha enfrentando problemas de saúde e chegou a ficar internado por um mês.

Referência da música brasileira, Elton Medeiros foi parceiro de grandes nomes: Cartola, Paulinho da Viola e Zé Keti. Ele é autor de clássicos como O Sol Nascerá, Onde a Dor Não Tem Razão, Pressentimento e Injúria.

Desde criança fazia composições e participava de orquestras. Integrou o grupo Os Cinco Crioulos, com Nelson Sargento. Participou do musical Rosa de Ouro, na década de 60. O espetáculo, previsto para ter apenas algumas apresentações, se estendeu por um ano. Além de Elton, o musical contou com nomes como Aracy Côrtes, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Anescar do Salgueiro, Jair do Cavaquinho e Nelson Sargento.

Embora formado em administração, dedicou mesmo sua vida ao samba. Ao longo da trajetória gravou 25 discos. A carreira artística começou para valer aos 17 anos, na Rádio Roquette Pinto. Medeiros ajudou a fundar três escolas de samba, entre elas o bloco Tupi de Brás de Pina.

Pelo twitter, Teresa Cristina lembrou da importância que o compositor tem para a cultura brasileira. “Elton, um dos maiores melodistas que eu tive a graça de conhecer e conviver. Elton, ranzinza que me dava broncas. A última foi no Programa do Bial, corrigindo uma nota em O Sol Nascerá. Elton, dono da versão mais linda e espetacular de Acontece, do seu parceiro Cartola”. 

Segundo a cantora, “o que Elton Medeiros representa pra música brasileira não cabe aqui e nem eu saberia dizer. Só sei que dói a saudade de um tempo bom em que pude ter o privilégio de sua companhia. Meu pai Oxalá, olha esse anjo que está subindo, ilumina o caminho dessa estrela”. 

Elton também  fundou a Ala dos Compositores de Aprendizes de Lucas e foi um dos grandes incentivadores do Zicartola, considerada a primeira casa especializada em samba do país. O lendário local foi criado pelo sambista Cartola e sua esposa, Dona Zica.

Zeca Pagodinho foi um dos primeiros artistas a lamentar a morte do músico. “Vá em paz, Elton Medeiros! O Brasil agradece por suas lindas canções".

Outra cantora a falar sobre o compositor foi Leila Pinheiro. “Elton Medeiros, gênio, único, matriz eterna do que de melhor se fez na música popular brasileira. Parceiro de tantos, nos deixa uma obra vasta e muita saudade!”, escreveu no Instagram. 

Edição: Tayguara Ribeiro