Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 05/09/19

Novos casos de tortura no supermercado Ricoy e o Dia da Amazônia são destaques do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Protesto em defesa da Amazônia em Manaus.
Protesto em defesa da Amazônia em Manaus. - Alberto César Araújo_Amazônia Real

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (05) traz notícias sobre o novo caso de tortura no supermercado Ricoy, na Zona Sul de São Paulo. As imagens foram obtidas com exclusividade pelo Brasil de Fato e mostram um homem chicoteado e uma criança sendo ameaçada. 

Os seguranças Waldir Bispo dos Santos e Davi de Oliveira Fernandes, acusados de torturar um adolescente de 17 anos em um quarto dos fundos do supermercado, tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça na noite desta quarta-feira (4). 

Ambos têm histórico de passagens pela polícia, um por agressão à mulher, outro por roubo. Em nota, o Ricoy afirmou que “está chocado com a tortura sem sentido” e que os “seguranças não prestam mais serviços para o supermercado”.

Ouça também a entrevista com Paulo Artaxo, professor e pesquisador no Instituto de Física Atmosférica da Universidade de São Paulo, sobre o Dia da Amazônia. Paulo estuda a floresta desde 1984 e segundo ele, as ações do Governo Bolsonaro são destrutivas ao meio ambiente

“Nesse novo governo, há uma atuação no sentido de destruir o meio ambiente, além da incitação a atos ilegais na Amazônia, como ocupação de terras públicas, incentivo a garimpos em áreas de preservação ambiental. É uma série de ações neste governo, como um todo, que obviamente preocupa a sociedade brasileira, porque afeta um patrimônio que pertence a todos os brasileiros”, explica o professor. 

Ele também ressalta a importância do Ibama, que vem sofrendo cortes desde o começo do ano. “O Ibama tinha uma excelente equipe de prevenção a incêndios florestais, o “Prevfogo” que foi quase que totalmente desmantelada. Isso deixou o Estado brasileiro sem ferramentas para combater a destruição ambiental que está sendo feita atualmente”, completa.

E no quadro Momento Agroecológico desta semana, conheça alternativas às queimadas na produção de alimentos. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho