Pernambuco

Rádio

Programa Brasil de Fato PE: dirigente do MST denuncia despejo de terreno em Caruaru

Entrevista com Raminho Figueiredo, da coordenação do MST, é destaque da edição

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Raminho falou sobre  o que representa a reintegração de posse solicitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Raminho falou sobre o que representa a reintegração de posse solicitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - Fátima Pereira

O Programa Brasil de Fato Pernambuco desta sexta-feira (06) trata sobre despejo de terreno que sedia centro de formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Caruaru (PE).

Em entrevista, Raminho Figueiredo, membro da coordenação estadual do MST, falou sobre o processo de ocupação da Fazenda Normandia, onde fica localizado o centro de formação e também sobre o que representa a reintegração de posse solicitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Não é papel do Incra entrar com uma liminar na justiça contra uma área de assentamento. Pelo contrário, o papel do Incra é de acelerar a desapropriação da terra para que as famílias acampadas possam acessar a terra como produtores", disse.

Raminho reforça, ainda, que esse decreto afeta diretamente o processo produtivo do assentamento, tendo em vista que atinge, além do centro de formação, uma agroindustria que é responsável por beneficiar a produção de mais de 800 famílias assentadas no estado de Pernambuco. "Atinge de forma vergonhosa a maior experiência da agricultura camponesa no estado, que está ameaçada, irresponsavelmente, por um ato jurídico impensado". Em relação ao centro de formação, Raminho diz que "é um patrimônio de todas as organizações que por ali passam".

Nas reportagens: Por justiça, direitos e liberdade, movimentos realizam Grito dos Excluídos no Recife; Bolsonaro vai privatizar empresa que tem dados sigilosos de todos os brasileiros; Cientistas que perderam bolsas de pesquisa mostram seus estudos em ato no Pará.

O Mosaico Cultural desta edição é sobre a Congada, ritmo surgido no Brasil do século XVII e é praticado até os dias atuais.

Na Agenda Cultural tem Som na Rural, prévia da Pitombeira e exibição de filmes no Cinema São Luiz.

O Programa Brasil de Fato Pernambuco é veiculado ao vivo na Rádio Clube 720 AM, das 14h às 15h, de segunda a sexta-feira. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Marcos Barbosa