RÁDIO

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Minas Gerais 07/09/2019

No norte de Minas, empresa de capital estrangeiro deve construir segundo maior mineroduto do mundo

Grito dos Excluídos de 2019 tem como lema "Este sistema não Vale"
Grito dos Excluídos de 2019 tem como lema “Este sistema não Vale” | Crédito: Mídia Ninja

Por todo o país, população sai às ruas contra o governo Bolsonaro (PSL) e em defesa da educação pública, da Amazônia, da Previdência Social e da soberania nacional. Neste ano, organizações estudantis se unem ao tradicional Grito dos Excluídos e levam juventude às ruas por um Brasil que seja de fato independente. O lema: "Este sistema não Vale". 

Negócio proposto por empresa de capital estrangeiro pode levar para região do Vale das Cancelas o segundo maior mineroduto do mundo e a maior barragem do país. Se isso ocorrer, algumas comunidades podem ir para debaixo d'água, enquanto outras enfrentarão um agravamento do problema da seca. Defensor de direitos humanos denuncia a falta de diálogo com a população local no licenciamento e sofre ameaças. 

Mais mineração: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou uma jornada de luta das famílias vítimas dos crimes das mineradoras em Mariana e Brumadinho. Com o lema "A Vale destrói, o povo constrói", os atingidos prometem erguer a primeira casa do novo Bento Rodrigues, comunidade completamente devastada com o rompimento da barragem de Fundão, há quatro anos. 

 

 

Editado por: Minas Gerais

|

Newsletter