Cultura

Feira Literária da Zona Sul destaca produção cultural periférica em São Paulo

Evento realizado na capital paulista chega à sua 5ª edição com mais de 100 atividades gratuitas até o dia 21 de setembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As atividades acontecem no Campo Limpo e em bairros vizinhos da zona sul da capital paulista
As atividades acontecem no Campo Limpo e em bairros vizinhos da zona sul da capital paulista - Divulgação/ FELIZS

Mais de 100 atrações culturais compõem a programação da maior feira de literatura das periferias de São Paulo, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS). A quinta edição do evento começou neste domingo (8) e segue até o dia 21 de setembro. As atividades acontecem no Campo Limpo e em bairros vizinhos.

O tema deste ano é “Meu Corpo, Minha Marca no Mundo”, que tem a dramaturgia como linguagem norteadora. Os homenageados da feira são o escritor e dramaturgo Marco Pezão e a poeta Tula Pilar, que faleceu no último mês de abril.

Em entrevista ao Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (09), Diane Padial, uma das organizadoras do evento, destacou que o objetivo do espaço é dar visibilidade às potencialidades da periferia.

“A gente tem aqui muitos grupos, muitos coletivos, uma produção intensa, e a feira é uma forma de mostrar tudo isso. É muito importante a gente realizar essa atividade aqui, na periferia de São Paulo, porque ela se propõe a realizar todo um trabalho de incentivo à leitura, um trabalho grande também junto às escolas, organizações educacionais e culturais”, explica.

Diane lembrou também que a realização de um evento cultural como a feira é uma demonstração de resistência, especialmente diante do cenário atual, no qual instrumentos de promoção à cultura passam por um processo de desmonte devido à falta de investimentos.

“A gente acredita que a meta é lutar pelo direito à cultura. Esse direito passa por acesso, por isso é importantíssima a realização de vários trabalhos nesses espaços, para que as pessoas se apropriem dessa condição de direito. O apelo é pela participação para seguirmos juntos tentando colocar nossas marcas no mundo”, ressalta.

Desde sua primeira edição, em 2015, a FELIZS já atraiu mais de 25 mil pessoas para suas atividades.

A programação da feira é gratuita e pode ser consultada no site: http://www.felizs.com.br.

Edição: Tayguara Ribeiro