Podcast

Leite sem violência e lactose? Sim, existe! Saiba como preparar o leite de arroz

A dica é ideal para veganos e para quem tem intolerantes à lactose

Ouça o áudio:

Além de simples e saudável, a receita é barata para fazer no dia a dia.
Além de simples e saudável, a receita é barata para fazer no dia a dia. - Pixabay
A dica é ideal para veganos e para quem tem intolerantes à lactose

No sistema agrário e pecuário brasileiro, é difícil encontrar ingredientes que não sejam provenientes de animais. E isso não afeta somente veganos e vegetarianos, quem é intolerantes à lactose e ao glúten também tem mais dificuldade na hora encontrar os alimentos certos.

Hoje, existem alternativas das mais diversas para evitar a ingestão de carne, leite e ovos. As alternativas exploram o uso de vegetais, legumes e frutas, e as receitas são criativas, mas acabam custando caro. Um litro de leite de soja, por exemplo, costuma custar o dobro do valor da mesma quantidade de leite integral, de vaca.

Por isso, a repórter Mayara Paixão, traz uma receita de leite de arroz*, que além de simples, fácil e saborosa, também acaba sendo uma opção ótima para quem não pode ou não quer consumir leite.

Ingredientes: 

- 1 xícara (chá) de arroz;

- 4 xícaras de água.

Modo de preparo:

Cozinhe uma xícara de arroz junto com as quatro xícaras de água. Assim que estiver pronto, bata tudo no liquidificador em duas etapas — dessa forma, você evita que o líquido transborde. Primeiro, bata metade do arroz com duas xícaras de água filtrada, coe e reserve. Faça o mesmo com a outra metade.

Uma dica: evite bater muito, porque isso faz com que o leite engrosse e vire um mingau. Um minuto já é o suficiente. 

*Receita retirada do blog Comida Saudável Pra Todos.

Edição: Michele Carvalho