Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 10/09/19

Ouça sobre o balanço dos dois anos da Reforma Trabalhista e a proposta de militarização das escolas públicas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O uso e a rotatividade de empresas de terceirização por setores econômicos aumentou, o que precariza ainda mais os serviços.
O uso e a rotatividade de empresas de terceirização por setores econômicos aumentou, o que precariza ainda mais os serviços. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta terça-feira (10) mostra o balanço dos dois anos da aprovação da Reforma Trabalhista, no governo de Michel Temer. De acordo com sindicalistas, houve redução de direitos, ausência de políticas públicas e a manutenção de um exército de desocupados, o que possibilita a redução dos salários.

No trimestre terminado em julho – último dado do IBGE –, o desemprego no Brasil chegou a 12,6 milhões de trabalhadores. Além disso, foram identificados 4,8 milhões de desalentados, pessoas que desistiram de procurar ocupação.

De acordo com João Cayres, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), “o que gera emprego é investimento público, primeiro, para que depois as coisas cresçam e os empresários vão atrás. Ficar esperando os empresários fazerem alguma coisa é um discurso que hoje não funciona mais, nunca funcionou e eles sempre pregam isso”.

Ouça também sobre a tentativa de militarização das escolas. Na última semana, o governo anunciou um programa que prevê que militares da reserva das forças armadas trabalhem em escolas públicas.

O projeto pretende implantar, em média, 54 escolas cívico-militares por ano, até 2023.

E no quadro Fala Aí, você entende porque a filosofia e a sociologia são matérias tão desvalorizadas em governos autoritários. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho