Podcast

Para comer sem medo de repetir, coma geleia de caqui!

Além de saborosa, essa é uma receita que leva pouco açúcar

Ouça o áudio:

O caqui é uma fruta semelhante ao tomate, que pode fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão.
O caqui é uma fruta semelhante ao tomate, que pode fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão. - Pixabay
Além de saborosa, essa é uma receita que leva pouco açúcar

O caqui é uma fruta rica em agentes antioxidantes, fibras alimentares, vitaminas e minerais, por isso, se torna uma opção viável para manter o nosso corpo saudável e protegido de possíveis doenças.

Por ser muito saboroso e ter consistência gelatinosa, o caqui pode ser inserido em inúmeras receitas, como mousse, creme e geleia. 

O jornalista e educador Guilherme Petro ensina uma receita simples, saudável e saborosa de geleia de caqui, para acompanhar o café da manhã. Ela pode acompanhar muitos preparos doces, além de ser ideal para comer com pão ou torradas.

Ingredientes

5 caquis

100g de açúcar

100ml de água 

Meio limão (opcional)

Modo de preparo:

Lave bem os caquis com água e retire a pele. Depois, passe na peneira ou no liquidificador para deixar tudo homogêneo e leve ao fogo em uma panela com 100g de açúcar. Em seguida, acrescente 100ml de água e mexa sem parar por 30 minutos, até que as frutas comecem a desmanchar e o preparo atinga o ponto de geleia. Para saber o ponto, pegue uma colher, coloque-a de costas na panela e, depois, coloque-a sob um prato. Se, ao levantar a colher, a geleia estiver colando tanto na colher quanto no prato, está no ponto.

Se preferir a receita menos doce, acrescente o suco de meio limão junto à água. A receita dura 30 dias se conservada na geladeira. 

Edição: Michele Carvalho