Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 13/09/19

Luta contra o suicídio entre os jovens, os 29 anos de existência da lei do SUS e o Frevo no Brasil são destaques

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O suicídio já é a segunda principal causa de morte entre mulheres.
O suicídio já é a segunda principal causa de morte entre mulheres. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (13) fala sobre o aumento no número de suicídios entre os jovens do Brasil. O silêncio, desalento e falta de políticas públicas são fatores que contribuem para esses dados. 

O problema tem se mostrado mais preocupante entre a população jovem. No mundo, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio já é a segunda principal causa de morte entre mulheres (após condições maternas) e a terceira entre os homens (após acidentes de trânsito e violência interpessoal).

“Os dados já indicam que em 2020 o suicídio será disparado a segunda causa de morte entre os jovens, e a faixa etária de 15 a 29 anos é extremamente preocupante”, alerta Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, psicóloga e professora da Unipê (Centro Universitário de João Pessoa).

Você ouve também a entrevista com a médica sanitarista Maria Inez Padula, que também é professora de Ciências Médicas da Universidade do estado do Rio de Janeiro, sobre os 29 anos da promulgação da lei que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), que fornece atendimento gratuito e universal para toda a população.

“100% da população brasileira é atendida por algum serviço do SUS. Quando a gente pensa nele, vem só a imagem de hospital, de ambulatório, das clínicas e UBS. Mas, o SUS também presta outros serviços, como vigilância de medicamentos, vigilância epidemiológica, controle de enfermidades, as próprias vacinas… Então, a grosso modo, todo brasileiro é atendido pelo SUS de alguma forma (...). Basicamente, o SUS usa menos dinheiro que a rede privada e realiza muito mais atividades”, destaca a médica.

E no quadro Mosaico Cultural, conheça um pouco da história do Frevo, uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho