Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 16 de setembro de 2019
Agenda da semana do dia 16 de setembro de 2019 - BdF-RS

16 de setembro (segunda-feira) - Direitos Territoriais Quilombolas: Paralisia do Estado e Violação dos Direitos Humanos

Das 14h às 17h, no Auditório do Ministério Público Federal (Av. Aureliano Figueiredo Pinto, 800, Porto Alegre)

Quilombos da região Sul, organizações sociais, redes de articulação de defesa dos povos tradicionais e advogados populares também refletem sobre a responsabilidade do Judiciário em efetivar o direito constitucional das famílias ao território. A atividade é aberta ao público e não exige inscrição prévia.


16 de setembro (segunda-feira) -  Reabertura da Exposição Rir é Risco – Independência em Risco, com lançamento do EBook dos cartuns censurados.

Às 18h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico, Porto Alegre)

A mostra coletiva de desenhos de humor promovida pela Grafar a convite do vereador Marcelo Sgarbossa, volta ao seu espaço original até dia 27 de setembro. Haverá um coquetel solidário! Levem comes e bebes para compartilhar. Também será lançado o Ebook "Independência em Risco", que traz todos os cartuns censurados. Compartilhe o link e o ebook gratuito ao qual ele dá acesso em suas redes e grupos. http://bit.ly/independencia_em_risco


16 de setembro (segunda-feira) -  Audiência Pública "O Sistema Estadual de Cultura que Queremos"

Às 18h30min, na Sala João Neves da Fontoura - Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Convite às trabalhadoras e aos trabalhadores da Cultura para debater as políticas culturais de nosso estado e sua universalização nesta audiência pública. A proposição deste evento é uma iniciativa proposta pelo mandato de Sofia Cavedon (PT) junto com os deputados Edegar Pretto (PT), Zé Nunes (PT) e o Luiz Marenco (PDT).


16 de setembro (segunda-feira) -  Reforma da Previdência: Ciclo de Palestras

Às 19h30min, na UERGS - Cetaf (Av. Bento Gonçalves, 8855, 90540-000 Porto Alegre)

A UERGS está promovendo um ciclo de palestras para debater a Reforma da Previdência, seus impactos nas contas públicas, alternativas e a visão do Estado sobre o tema. As palestras iniciaram no dia 19 de agosto, e segue nesta segunda, dia 16 de setembro, na Unidade da UERGS em Porto Alegre. O ciclo é promovido pelo curso de Administração Pública, sob a coordenação do professor Ricardo Garcia, com a colaboração das bolsistas Valéria Schramm e Victoria Valle. As palestras serão abertas ao público e as inscrições devem ser feitas por e-mail ([email protected]).

Palestrante: Marilinda Marques Fernandes, advogada trabalhista


17 de setembro (terça-feira) - Julgamento da Titulação do Quilombo Paiol da Terra

Às 10h, no Tribunal Regional Federal (TRF4) - Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 - Bairro Praia de Belas

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deve julgar, nesta terça-feira (17), em Porto Alegre (RS), dois recursos sobre direitos territoriais da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. Localizada em Reserva do Iguaçu (PR), a Comunidade é alvo de um pedido de reintegração de posse. Outro recurso trata da decisão que obriga o Estado brasileiro a destinar recursos ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a titulação da integralidade do território. A sessão está agendada para as 10h.


17 de setembro (terça-feira) - Guilherme Boulos em Porto Alegre

Às 18h, na Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

Neste mês Guilherme Boulos está numa Caravana pelo Brasil para debater a situação política e os desafios para enfrentar o desgoverno de Bolsonaro. Nesta terça-feira, dia 17, às 16h, haverá um debate sobre o MTST, no Sindicaixa (Rua da República, 92); às 18h, estará na frente da FACED, na UFRGS. 


17 de setembro (terça-feira) -  Roda de conversa: Universidades sob intervenção

Às 17h30min, na UFCSPA, 3º andar - prédio II (R. Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Os ataques do governo Bolsonaro às universidades públicas têm sido cada vez mais intensos. Através de mentiras, desqualificação e medidas autoritárias, o desrespeito à autonomia e à democracia da escolha de dirigentes das instituições é apresentado sob a forma de “interventores” designados temporariamente para reitores. Fica claro que ao nomear reitores subordinados ao seu governo, as instituições não terão nenhuma autonomia frente às políticas do MEC de desmonte da educação pública. Essas medidas autoritárias têm como objetivo precarizar ainda mais as instituições e aprofundar a privatização da educação brasileira.

Em todo o Brasil, o governo federal já interveio em 6 de 12 nomeações de reitores de universidades federais até agosto. Em cinco casos, os nomeados não eram os primeiros escolhidos pela comunidade acadêmica e em um dos casos foi nomeado um reitor de fora da lista tríplice. Dessa forma, convidamos todos alunos, professores e funcionários da UFCSPA e externos para participarem da roda de conversa sobre Autonomia Universitária. Teremos a presença: Andreia Duprat (ASSUFRGS), André Martins (ANDES/SINDOIF) e Luciana Boose (ADUFRGS).


18 de setembro (quarta-feira) - Future-Se em debate: Qual o futuro da Ufrgs?

Às 10h30min, na Fabico - UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre)

Acreditamos que um projeto que proponha uma mudança estrutural no caráter da Universidade precisa ser debatido por toda a comunidade acadêmica e por todos os envolvidos nela. Por este motivo, o Diretório Acadêmico da Comunicação (DACOM) juntamente com o Centro Acadêmico da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia (CABAM) vem convidar toda a comunidade fabicana (estudantes, professores e técnicos) a participar de um debate que se realizará na próxima quarta-feira, 18 de setembro, às 10h30. Vai ser no Auditório 1 da FABICO!

Assim, vamos articular nossas dúvidas e discutirmos sobre os perigos que esse projeto apresenta para o caráter público, universal e gratuito das Universidade Federais. Para fortalecer nosso debate, vão estar junto a nós os representantes das entidades estudantis e dos professores:

Gerusa Pena - Presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE-RS), Dr Juca - RS.

Gabriela Silveira - Vice Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), no RS.

Darci Campani -  Vice-presidente da ADUFRGS, Prof. do Dep. de Eng. Mecânica e Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS..

Daniela Pavani - Coordenadora do Programa de Extensão do Planetário, Prof. do Dep. de Astronomia, do Instituto de Física, fundou e é vice-coordenadora do Programa de Extensão Meninas na Ciência da UFRGS.


18 de setembro (quarta-feira) - Debate Rumo a VI Plenária Movimento da Economia Solidária.

Às 14h, no CAMP - Escola de Cidadania (Praça Parobé, 130, 9º andar, Porto Alegre)

Este evento tem por objetivo discutir as estratégias da Região Metropolitana do RS para o fortalecimento da Economia Solidária a partir Documento Provocador para a construção do documento Base da VI Plenária do Movimento de Economia Solidária que acontecerá 2020.


18 de setembro (quarta-feira) - O Future-se destrói o Futuro - Plenária Campus Centro

Às 17h30min, na Faculdade de Direito da UFRGS (Avenida João Pessoa, 80, Porto Alegre)


18 de setembro (quarta-feira) - Ato pela liberdade de Lula e em defesa da Democracia e Soberania Nacional

Às 19h30 - Concentração no Viaduto da José de Alencar com Borges de Medeiros, caminhada até o Estádio Beira-Rio (Final da Copa Brasil)

O evento é organizado pela Associação Cultural José Marti/RS, Coletivo de Jornalistas Brasileiros Amigos de Cuba/RS, Bloco "Ai que Saudades do meu ex", Comitês Lula Livre Porto Alegre e Cidade Baixa, Brigadas da Democracia, Brasil de Fato e Rede Soberania.


20 de setembro (sexta-feira) - Em defesa da Amazônia e do Meio Ambiente!

Às 15h, na Redenção - Parque Farroupilha (Parque Farroupilha, S/N,  Porto Alegre)

Dia 20 de setembro é dia de Greve Global pelo Clima! E defender o clima é afirmar a necessidade e a urgência da ciência e educação! Vamos tomar as ruas de todo Brasil pelo nosso futuro!


21 de setembro (sábado) - Roda de conversa: "Uma leitura feminista da dívida"

Às 16h, na Livraria Baleia (Rua Cel. Fernando Machado, 85, Porto Alegre)

No dia 21/9, acontece na Livraria Baleia uma roda de conversa sobre o texto "Uma leitura feminista da dívida", das sociólogas argentinas e militantes do movimento Ni una menos Verónica Gago e Luci Cavallero, que será lançado em livro no Brasil pela Criação Humana Editora no 10° Congresso Internacional de Ciências Criminais - PUCRS. Nesta roda de conversa, todxs são bem-vindxs. Para mediar o papo, convidamos a socióloga Suelen Aires Gonçalves e a doutoranda em ciências criminais Fernanda Martins, responsável pela revisão técnica e apresentação da edição brasileira. 

Edição: Marcelo Ferreira