Paraná

Coluna Luzes na Cidade

Que mundo de merda a gente vive

Esses são os “derrotados” do mundo capitalista, os vencedores, dizem, são os que estão em suas mansões.

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Renato Almeida de Freitas é colunista do Brasil de Fato Paraná
Renato Almeida de Freitas é colunista do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda Moraes

Estava pelos arredores do Largo da Ordem com meus amigos, conversando, ouvindo rap, quando brotou um tiozinho de uns 50 anos, estrábico divergente, chinelo de dedo, calça jeans batida, carrinheiro. 

Era conhecido de um dos presentes, parou, cumprimentou, conversou, ofereceu cigarro, três amigos aceitaram, ele fez questão de dar um para cada, disse que acabara de comprar o maço de “classic”. 

Um amigo perguntou sobre seu filho, que sempre o acompanha pelo centro. Ele, com um sorriso sincero no rosto, disse que tava em casa, que havia levado ele ao mercado, onde comprara salgadinho: “Dois tipos de salgadinho”. Disse ao filho para que escolhesse algo, o filho escolheu uma caixa de ovos, “O menino gosta muito de ovo frito”.  

Presseguiu: “O mano aqui sabe, pode falar o que quiser, mas meu filho tá sempre bem comigo, tá sempre comendo alguma coisa, posso não ter nada, mas meu filho nunca fica sem comer!” 

Conversou mais um pouco, sempre humilde, olhando na ‘bolinha do olho’, deixou mais três cigarros com os meninos, disse que não tinha quase nada, mas o que tinha, acenando para o classic, ele gostava de dividir. 

Esses são os “derrotados” do mundo capitalista, os vencedores, dizem, são os que estão em suas mansões, juntando tanto dinheiro que nem em mil reencarnações poderiam gastar. 

Edição: Laís Melo