Paraíba

VIVÊNCIA

Povo Indígena Tabajara realiza dois dias de jogos em comemoração aos 13 anos de luta

Além do Toré, torneios de jogos como arco e flecha, cabo de guerra, corrida com tora, maratona, barra bandeira e futebol

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |

Ouça o áudio:

"Um só movimento indígena, um só movimento Tabajara" - Juscelino Tabajara
"Um só movimento indígena, um só movimento Tabajara" - Juscelino Tabajara - Card

O povo indígena Tabajara fará um evento de comemoração dos 13 anos de luta do Povo Tabajara da Paraíba nos dias 21 e 22 de setembro, a partir das 9 horas, na aldeia Vitória, Mata da Chica, município de Conde. Na programação do dia 21, será apresentado um Toré e logo em seguida haverá uma mesa de abertura. O primeiro torneio de jogos será arco e flecha às 11h da manhã. À tarde haverá competições de: cabo de guerra, corrida com tora, maratona e barra bandeira. Todas as modalidades são com performances masculina e feminina. No dia 22 será a vez da competição de futebol masculino e feminino.
Com participação e apoio de várias entidades, o evento marca a comemoração dos 13 anos de luta em que o povo Tabajara deu início ao processo de reivindicação do seu território e pelo seu reconhecimento perante a sociedade, além das articulações em torno da retomada do seu território.
Segundo Juscelino Tabajara, o evento tem o intuito de promover a união entre as aldeias e a sociedade: “Queremos mostrar que temos um só significado enquanto povo, que a gente é um só movimento indígena, um só movimento Tabajara, independente do setor onde as pessoas estão alocadas, então queremos promover essa coletividade entre a gente”, explicou Juscelino.
Juscelino Tabajara -foto: Carlos Cartaxo
 

Edição: Cida Alves