Participação popular

Anvisa abre consulta pública sobre rótulos de alimentos

Consumidores devem enviar contribuições até 6 de novembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A população pode contribuir com sugestões até o dia 6 de novembro, por meio de um formulário disponível no site da Anvisa. 
A população pode contribuir com sugestões até o dia 6 de novembro, por meio de um formulário disponível no site da Anvisa.  - Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está com consulta pública aberta para definir as regras de rotulagem dos alimentos.

Continua após publicidade

A população pode contribuir com sugestões até o dia 6 de novembro, por meio de um formulário disponível no site da Anvisa

Entre os itens propostos pela agência, está a orientação que os fabricantes tornem mais legíveis os dados nutricionais dos produtos. Além disso, a instituição também propõe um rótulo frontal para os alimentos com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio, com fontes maiores e com um desenho de uma lupa para chamar atenção para as informações.

Esses ingredientes estão associados a algumas das principais doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão. A Anvisa estabelecerá o que será considerado como “alto teor”.

Além disso, as informações nutricionais devem ser padronizadas em 100 gramas (g) ou 100 mililitros (ml). O fabricante também deverá incluir o número de porções por embalagem do produto.

Atualmente, há 44 processos de consulta pública em aberto na Anvisa. 

Edição: Michele Carvalho