Podcast

Iogurte feito em casa é mais gostoso!

Quem vai fazer a mágica da fermentação é o calor!

Ouça o áudio:

O iogurte feito em casa chega a render até quatro potinhos
O iogurte feito em casa chega a render até quatro potinhos - Reprodução
Quem vai fazer a mágica da fermentação é o calor!

O iogurte é muito utilizado no café da manhã e no lanchinho de muitos brasileiros, especialmente para as crianças, que acabam levando para a escola ou pedindo como sobremesa.

No entanto, consumi-los na forma industrializada ou ultraprocessada pode fazer mal para a saúde, principalmente a dos pequenos.

Pensando nisso, o jornalista do Brasil de Fato, Tayguara Ribeiro traz uma receita do blog Comida Saudável Pra Todos de iogurte caseiro.

Ingredientes:

3 xícaras de coco ralado

1 litro de água quente

1 colher de sobremesa de ágar-ágar ou se preferir, gelatina incolor

2 limões espremidos

 

Modo de preparo:

Deixe o coco ralado imerso na água quente por 20 minutos. Depois disso, bata bem essa mistura no liquidificador. Coe em uma peneira ou em um paninho limpo e leve metade do líquido para uma panela. Agora você já pode acrescentar o ágar-ágar ou a gelatina incolor e deixe ferver por 3 minutos.

Logo em seguida bata tudo no liquidificador (tanto a metade que foi para a panela, quanto a outra metade que você reservou) com o suco dos limões. Depois, coloque em uma tigela de vidro.

É importante que agora essa mistura fique em temperatura ambiente por 2 horas para fermentar, depois disso já pode levar para a geladeira para endurecer e sirva.

Edição: Michele Carvalho