Qual é o bairro?

No seridó potiguar, Centro de Caicó já foi palco de acontecimentos históricos

É no Centro que encontramos alguns marcos históricos do município, como a Praça da Liberdade e o mercado público

Brasil de Fato | Natal (RN) |
A Praça da Liberdade é um lugar de memória da resistência do povo de Caicó
A Praça da Liberdade é um lugar de memória da resistência do povo de Caicó - Canindé Soares

Caicó é popularmente conhecida como a capital do Seridó e está situada na região central do estado. Antes de ser assim nomeada, foi conhecida pela Vila do Príncipe, em uma homenagem ao então príncipe e futuro rei Dom João VI. Já no início da República, em 1890, adota-se a atual denominação, combinação de palavras de origem Tupi e do dialeto dos Cariris, Tapuias e Tarairius. Ao reconhecer a tradição indígena da região, a cidade fez uma escolha política de se contrapor a marca do Império.
Localizada na parte mais antiga da cidade, é no Centro que encontramos alguns marcos históricos do município, como a Praça da Liberdade, a Igreja do Rosário, a matriz de Sant’Ana e o mercado público. A Praça da Liberdade é um lugar de memória da resistência do povo de Caicó. A praça foi palco da Revolta do Quebra-quilos, a qual contestava o sistema de pesos e medidas da monarquia e também foi marco do movimento abolicionista. Nela, pessoas escravizadas foram libertas dessa condição e assim como Mossoró, libertou todos os cativos antes da Lei Áurea.
Conhecida por sua religiosidade, a prece do vaqueiro é uma das bases que constituem a identidade local. Antes mesmo de possuir a condição de cidade, o arraial já celebrava o festejo de Sant’Ana, padroeira do filhos do Seridó. Hoje, a festa é patrimônio imaterial do Brasil e motivo de orgulho do seridoense.

Edição: Marcos Barbosa