MÚSICA

Raul Ellwanger lança “Cantata Sete Povos”

Em linguagem popular e lírica, obra destaca a história do encontro entre o povo Guarani e os missionários jesuítas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS)

,
Músicas foram disponibilizadas gratuitamente pelo artista / Fotos: Arquivo Raul Ellwanger

Figura referencial no cenário musical do Rio Grande do Sul, Raul Ellwanger lançou recentemente um novo trabalho, disponibilizado gratuitamente em seu site e redes sociais (links ao final do texto). Trata-se da “Cantata Sete Povos”, suíte popular de 12 canções que conta a saga das comunidades Guaraní e padres jesuítas nos séculos XVII e XVIII na região das “Misiones”, no Noroeste do atual Rio Grande do Sul.

Conforme define Ellwanger, trata-se de “uma obra vocal e instrumental, com versão para vozes e pequena orquestra, composta em memória dos índios guarani e dos jesuítas  que  conviveram nos chamados Sete Povos da Missões, desde a refundação das novas comunidades, em 1682, até sua destruição, em 1756”. Explica ainda que, “trata-se de um recorte de sete décadas de uma história de quase dois séculos de relações entre o povo Guarani e os religiosos da Companhia de Jesus no coração da América do Sul, na fronteira geográfica e política dos conflitos entre as duas principais potências políticas de então, as Coroas da Espanha e Portugal”.

Em 12 canções, a obra narra aspectos da vida cotidiana, a religiosidade, o trabalho, a convivência dos guarani com os jesuítas, as contradições existentes na relação entre padres e nativos, os fatos históricos de sua constituição e destruição e o inestimável legado das reduções. Nessa narrativa cantada é apresentada a história de uma experiência social única na humanidade: o contato estreito e harmônico entre duas culturas, inobstante a extrema distância original de seus estágios de civilização.

O autor informa ainda que “compostas numa linguagem acessível, com intenção didática, as canções podem ser tocadas e cantadas por coros escolares, profissionais, universitários, pois se baseiam em ritmos populares e tem o arranjo de cada um dos instrumentos individualizado para leitura e impressão, trazendo conteúdo para aulas de História, Português e Música”.

Ouça as canções ou acesse as letras e partituras da Cantata Sete Povos, arquivos também disponíveis gratuitamente em MP3 e PDF: CLIQUE AQUI!

Raul Ellwanger: Compositor, letrista, arranjador, cantor, produtor musical e ativista cultural, natural de Porto Alegre, Brasil, Raul Ellwanger tem doze discos gravados e mais de 200 canções registradas por importantes intérpretes, como Elis Regina, Beth Carvalho, Mercedes Sosa, Fafá de Belém, Raul Porchetto, Renato Borghetti e León Gieco. Com canções gravadas em castelhano, alemão, italiano, francês e catalão, conta com parcerias de Paulinho Tapajós, Ferreira Gullar, Jerônimo Jardim, Pery Souza, Washington Benavidez, Mário Quintana e com versões de Pablo Milanês, Raul Porchetto, León Gieco, Tarrago Ros e Alfredo Zitarrosa. Acesse AQUI o site do artista e AQUI o seu canal no Youtube.

Edição: Marcelo Ferreira