Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 26/09/19

Em entrevista ao Programa Brasil de Fato, professor da USP tira as principais dúvidas sobre o trabalho intermitente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados  6.573 empregos com contrato intermitente em agosto.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 6.573 empregos com contrato intermitente em agosto. - Reprodução Partido dos Trabalhadores (PT)

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (26) fala sobre a lei que antecipou para este ano o fim das concessões das empresas de telefonia no Brasil, marcada originalmente para 2025. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no começo de setembro.

Mesmo com o fim do acordo, os equipamentos pertencentes ao estado brasileiro continuará com as empresas. São cabos, torres, fiação, material de escritório e imóveis em todo o Brasil, entre outros equipamentos, que, segundo cálculos feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), valem hoje em torno de R$ 100 bilhões.

Caso Bolsonaro sancione a lei, as operadoras deixam de ser concessionárias e se tornam contratadas, o que é mais vantajoso para os empresários hoje, já que diminui a responsabilidade deles em relação à expansão das redes e da banda larga.

Você ouve também a entrevista com Flavio Roberto Batista, professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP) sobre a Reforma Trabalhista e sanar as dúvidas sobre o trabalho intermitente. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, foram criadas pouco mais de cem mil vagas nessa modalidade de trabalho. O número representa 15,4% do total de postos criados no período no país, cerca de 660 mil.

“O trabalho intermitente é uma situação que você cria um vínculo entre o trabalhador e a empresa, mas um vínculo que não tem necessariamente um conteúdo de trabalho e de remuneração. Fica complicado na parte previdenciária também, porque não necessariamente a pessoa vai conseguir alcançar o limite mínimo para que ela possa ter os tributos reconhecidos pelo INSS”, destaca Flavio.

E no quadro Momento Agroecológico, conheça o trabalho dos guardiões de sementes, agricultores que cultivam as sementes crioulas, aquelas sem alteração genética, e transmitem essa herança de geração em geração. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho