Paraíba

28 de setembro

Festa de encerramento do Festival Pela Vida das Mulheres acontece neste sábado em JP

Data marca dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Tema do aborto ainda é tabu no Brasil, no entanto, é a 4ª causa de morte entre mulheres no Brasil; as negras são as mais vulneráveis.
Tema do aborto ainda é tabu no Brasil, no entanto, é a 4ª causa de morte entre mulheres no Brasil; as negras são as mais vulneráveis. - Divulgação

A 2ª edição Festival Pela Vida das Mulheres acontece novamente em várias cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Em João Pessoa, o Festival vem realizando atividades desde o dia 20, com diversas ações reflexivas, informativas, formativas e político-culturais, e encerra suas ações no dia 28 de setembro, com uma festa para marcar o dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe.

Atividade realizada nesta sexta (27). / Divulgação.

A festa de encerramento do festival acontecerá no Centro Cultural Espaço Mundo, a partir das 20h, no dia 28 de setembro - Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe. Organizam a atividade de encerramento do Festival, a Articulação de Mulheres Brasileiras PB, o Centro Cultural Espaço Mundo, o Projeto Liberdade Igualdade Sororidade (Projeto Lis), o Slam Subversivo e o Soy Loco por ti America Cineclube.

Luta pela Legalização do Aborto


"O Estado deve garantir os direitos reprodutivos das mulheres, o direito à saúde, os Direitos Humanos e o direito a uma vida sem violência. Considerar a prática do aborto como crime não traz benefícios à sociedade: não reduz o número de abortos, coloca mulheres em situação de ilegalidade e, pela força do racismo e da desigualdade de classe, penaliza especialmente as mulheres negras, jovens e da classe trabalhadora e empobrecida", dizem as organizadoras ao convocar o evento nas redes sociais. Educação sexual para decidir, anticoncepcionais para não engravidar, aborto legal e seguro para não morrer, este é o lema do Festival, que também é baseado na luta das mulheres argentinas pela legalização.

Sobre a atividade:
Festa de Encerramento do Festival Pela Vida das Mulheres
Quando: Sábado (28/09) às 20h
Onde: Centro Cultural Espaço Mundo
Endereço: Praça Antenor Navarro, 53 - Varadouro
Quanto: Gratuito
Organização: Articulação de Mulheres Brasileiras PB, Centro Cultural Espaço Mundo, Projeto Liberdade Igualdade Sororidade (Projeto Lis), Slam Subversivo e Soy Loco por ti America Cineclube.


27/09 Ação Pela Vida das Mulheres
Descrição: Diversas atividades de mobilização e envolvimento da população com a causa, como: intervenções, panfletagens, oficina, roda de diálogo, piquenique coletivo e performances.
Local: Parque da Lagoa Solon de Lucena | Em frente às paradas de ônibus
Horário: 14h às 19h

28/09 Festa de Encerramento Pela Vida das Mulheres
Descrição: Atividade Cultural no Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
Local: Centro Cultural Espaço Mundo
Horário: 20h

Edição: Heloisa de Sousa