Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 30 de setembro até 7 de outubro de 2019
Agenda da semana do dia 30 de setembro até 7 de outubro de 2019 - BdF RS

30 de setembro (segunda-feira) - VII Seminário do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS : Desconstruindo Muros: Para melhor acolher migrantes e refugiado

Às 8h30 min, na Igreja da Pompeia (R. Dr. Barros Cassal, 220 - Floresta, Porto Alegre)

Este Seminário propõe o debate acerca da adoção de programas públicos e parcerias da sociedade civil para potencializar as boas ações realizadas e medidas para atender às necessidades básicas da população migrante. Principais atividades:

Desconstruindo Muros - Migrantes e Refugiados (Conjuntura internacional/ Política de acolhimento no Brasil)

Ganhos e desafios do trabalho em rede (Relato de experiências)

Dificuldades de acesso ao mercado de trabalho (Contribuições sob perspectivas da pesquisa, da validação do diploma, jurídica e de gênero)

Saúde Pública - Integralidade no atendimento (Doenças infectocontagiosas e perfil epidemiológico/ Adoecimento mental e SUS/ Acesso ao atendimento/ Perspectiva jurídica)

Trabalho em grupo / Composição da Carta de Compromissos

Memória aos mortos / Dificuldade de romper os muros.

Inscrições até 28 de setembro de 2019 pelo e-mail: [email protected] ou telefone: (51) 3226 8800 (horário comercial)


30 de setembro (segunda-feira) - Roda de conversa: Universidades sob intervenção

Às 17h30min, no 3º andar prédio II - UFCSPA (R. Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Em todo o Brasil, o governo federal já interveio em 6 de 12 nomeações de reitores de universidades federais até agosto. Em cinco casos, os nomeados não eram os primeiros escolhidos pela comunidade acadêmica e em um dos casos foi nomeado um reitor de fora da lista tríplice.

Dessa forma, convidamos todos alunos, professores e funcionários da UFCSPA e externos para participarem da roda de conversa sobre Autonomia Universitária. Teremos a presença: Andreia Duprat (ASSUFRGS), André Martins (ANDES/SINDOIF) e Luciana Boose (ADUFRGS).


30 de setembro (segunda-feira) - Audiência Pública Impactos do Projeto Mina Guaiba + Seminário sobre projetos de megamineração no RS

Às 18h, no Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, Porto Alegre)

Os projetos de mineração estão se direcionando para o Sul do Brasil. Um deles é o Projeto Mina Guaíba, que prevê a instalação de uma mina de carvão a céu aberto nas margens do rio Jacuí e distante 15 quilômetros de Porto Alegre. Por proposição da deputada federal Fernanda Melchiona e dos deputados estaduais Edegar Pretto, Luciana Genro, Jeferson Fernandes, Zé Nunes, Rodrigo Maroni, Fran Somensi, Valdeci Oliveira, Sofia Cavedon e Sérgio Peres, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa convidam para o evento. O objetivo é esclarecer e debater os temas. São convidados: o órgão licenciador, empresa interessada na exploração, Ministério Público Federal e do Rio Grande do Sul, Comitê de Combate à Megamineração no RS e público em geral. O evento é aberto.


01 de outubro (terça-feira) - Seminário internacional de promoção da vida e prevenção do suicídio na segurança pública

Às 8h, no Auditório do Ministério Público do RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)

A promoção dos eventos é do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que conta com a participação de várias áreas da Secretaria da Saúde (SES) e secretarias estaduais (Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos). Entidades não governamentais (como o Centro de Valorização da Vida e a Cruz Vermelha) também participam. Programação:

8h - Credenciamento

8h30 - Momento Cultural

9h15 - Apresentação do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio e do Grupo de Trabalho da Segurança Pública

10h - Autocuidado profissional no trabalho com a vida e a morte (Alícia Galfasó - Universidade de Buenos Aires, Argentina)

Intervalo para almoço

13h30 - Momento cultural

13h45 - Contribuições do Instituto Geral de Perícias para a compreensão do fenômeno do suicídio (Anderson Morales - Perito do Instituto Geral de Perícias)

14h30 - Abordagem técnica às tentativas de suicídio (Major Diógenes - Corpo de Bombeiros de São Paulo)

16h - Encerramento

As inscrições do I Seminário Internacional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio aos Profissionais da Segurança Pública estão abertas e podem ser feitas através do link: Seminário de Prevenção do Suicídio. http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50423


01 de outubro (terça-feira) a 04 de outubro (sexta-feira) - Congresso UFCSPA - Conectando Saúde e Sociedade

Às 8h, na UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre)

O Congresso UFCSPA tem como objetivo disseminar o conhecimento gerado na universidade, integrar e aproximar a comunidade externa, além de promover a reflexão sobre o papel do ensino superior no contexto socioeconômico. O congresso abrange a V Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e o II Seminário de Internacionalização. Conta ainda com várias oficinas e pesquisadores/alunos poderão enviar resumos para a apresentação e publicação de anais do congresso.

Para inscrições, submissões de trabalhos e mais informações, acesse: https://www.even3.com.br/congressoufcspa/


01 de outubro (terça-feira) - Debate com os candidatas/os ao Conselho Tutelar – Microrregião 8 - Que propostas à proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos

Às 10h, no Pátio da Faculdade de Educação UFRGS (Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12201, Porto Alegre)

Promoção: Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação - CIESS/UFRGS; Grupo de Trabalho de Formação Humana/UFRGS; Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia/UFRGS; Programa de Prestação de Serviços à Comunidade/PPSC/UFRGS.


01 de outubro (terça-feira) - Palestra - Opinião Pública e Eleições

Às 13h, na sala 14, da Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS (Av. João Pessoa, 52, Porto Alegre)

Debate com o Professor Dr. Henrique Castro sobre o tema "Relações Internacionais: opinião pública e eleições". O professor Henrique Castro além de docente do curso de Relações Internacionais da UFRGS, também faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da mesma Universidade. Atualmente é coordenador do CESPRI (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais) e do projeto de extensão CESPRI Debate. É coordenador e pesquisador principal da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey - WVS) no Brasil.


01 de outubro (terça-feira) - Debate: Mídia e Poder no Brasil - Com Juremir Machado

Às 18h, no Sindicato dos Bancários NH (Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo)

O Sindicato dos Bancários e Financiários de NH e Região em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo apresentam o debate: Mídia e Poder no Brasil.

O encontro tem por objetivo trazer reflexões sobre a atual realidade brasileira e as relações com a mídia. O mediador será o jornalista Juremir Machado, jornalista, radialista, escritor, colunista do Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba, Juremir é Doutor em Sociologia pela Universidade de Sorbonne/Paris e professor da PUCRS. Recebeu em julho passado a Medalha do Mérito Farroupilha, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado. Tem mais de 20 livros individuais publicados, entre os quais Getúlio, 1930, Águas da Revolução, Vozes da Legalidade e Corruptos de Estimação. Antes do debate, o mediador estará autografando seu mais recente livro: Ser Feliz é Tudo que se Quer. Sessão de autógrafos: 18h. Início debate: 19h.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Terão prioridade os que se inscreverem pelo e-mail: [email protected] ou pelo fone (51) 3594-5418 (9h às 17h).


01 de outubro (terça-feira) - Assembleia Geral IFRS Campus Porto Alegre: Debate projeto Futura se e o corte de verba do instituto

Às 18h, no IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro, Porto Alegre)


02 de outubro (quarta-feira) - UFRGS NA RUA: Exposição Pública

A partir das 14h, no Largo Glênio Peres (Centro Porto Alegre)

A comunidade acadêmica da UFRGS vai ocupar o centro de Porto Alegre para mostrar à população o que é feito dentro da Universidade Pública e porque é tão importante defendê-la. 


02 de outubro (quarta-feira) - Café com Direitos: Cenários e Impactos da PEC 133 sobre Filantropia na Sociedade.

Às 18, no Colégio Marista São Pedro (Rua Álvaro Chaves, 625, bairro Floresta, Porto Alegre)

O Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL - Associação do Voluntariado e da Solidariedade, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, convida todos e todas para refletir e discutir sobre os riscos às Instituições de Educação diante do possível fim da imunidade tributária das Entidades Filantrópicas, proposta em andamento no Senado Federal.

Presenças já confirmadas: Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/cafecomdireitos 


03 de outubro (quinta-feira) e 04 de outubro (sexta-feira) - IX Fórum Internacional De Gestão Ambiental

Às 13h30min, no Ministério Público do Rio Grande do Sul (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80., Porto Alegre)

O desafio de combater a poluição e as boas práticas com recursos hídricos. 

Principais atividades:

Conferência de abertura - com Daniel Martini do MP/RS

Painel I: A poluição dos oceanos por plásticos e seus impactos no ambiente marinho - com Sandra Kishi – MPF/SP; Eduardo Guimarães Barboza, Ceclimar/RS; Maira Carneiro Proietti, Instituto de Oceanografia/FURG.

Painel II: A presença de contaminantes emergentes nas águas e suas consequências para o ser humano, a vida marinha e o ecossistema aquático - com Tânia Mara Pizzolato, UFRGS/RS; Fernando Spilki, Feevale/RS; Rafael Santos, IRGA.

Painel III: Esgoto doméstico: fonte de doenças e morte - com Instituto Trata Brasil; Eduardo Carvalho, CORSAN; Vinícius Farjalla, UFRJ.

Painel IV: Boas práticas no tratamento da água - com Ivo Melo, IRGA; Fernando Luchese; Artur Lemos Júnior, SEMA.

Painel V: Importância da água subterrânea e sua contaminação pelo ser humano - com Guilherme Fernandes Marques, IPH/UFRGS; Marcelo Goffermann, CPR; Paulo Paim, DRH.

Informações, programação completa e inscrição: http://figambiental.com.br/apresentacao/


03 de outubro (quinta-feira) - Seminário pela Vida: prevenção do suicídio

Às 13h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101, Centro de Porto Alegre)

A Uergs realizará no dia 3 de outubro um Seminário com o tema “Prevenção do Suicídio”. O Seminário pela Vida é uma iniciativa da Coordenadoria de Qualificação Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino da Uergs com o objetivo de promover práticas de transformação e de ampliação da consciência. Ministrantes: Cláudia Weyne Cruz, psicóloga que atua na Secretaria Estadual da Saúde; e Andréia Novo Volkmer, assistente social que atua no Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, e no Centro Estadual de Vigilância em saúde, da Secretaria Estadual da Saúde.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclgbq34MdL65hrqLF8fFVhEZRel9XcJEdV4G333jvrKmvHwQ/viewform


03 de outubro (quinta-feira) - Grande Ato Em Defesa Da Educação E Da Ciência

Às 17h30min, na Esquina Democrática (Centro, Porto Alegre)

No próximo dia 03 a UNE, UBES, ANPG e entidades educacionais e os movimentos sociais convocam os estudantes e toda sociedade de Porto Alegre para um novo grande ato em defesa da educação, da democracia, do emprego, da aposentadoria e do meio ambiente e contra todo o desmonte do causado pelo governo Bolsonaro.


03 de outubro (quinta-feira) - A guerra às drogas e o genocídio negro

Às 19h, na sala Sala 605 da FACED, UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre)

O Fórum Estadual de Redução de Danos do Rio Grande do Sul convida para mais uma Roda de Conversa RD CADE VOCÊ? Esta edição terá como tema "A Guerra às Drogas e o Genocídio Negro".

Debatedoras: Daniela Ferrugem e Daiana Santos.


04 de outubro (sexta-feira) - Seminário Nacional "O desafio de garantir o direito à Educação"

Às 09h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101, Centro de Porto Alegre)

Encontro debaterá o direito, o investimento e os desafios da qualidade da Educação

Programação:

9h – Abertura com Apresentação cultural

9h15 – Manifestação da Comissão de Educação

9h45 – Primeira mesa – Educação é um direito

Palestrantes: Prof. Drª Vera Peroni – UFRGS; Prof. Dr. João Batista Saraiva – Fund. Escola do MP/RS.

Debates

12h Intervalo

14h – Apresentação Cultural

14h30 – Segunda mesa – Educação é investimento.

Palestrantes: Prof. Dr. Ladislau Dowbor– PUC/SP; Prof. Drª Nalu Farenzena – UFRGS.

Debates

17h – Apresentação Cultural

17h 30 - Terceira mesa – O desafio da qualidade

Palestrantes: Prof. Dr. Dante Henrique Moura- IFRN; Prof. Drª Edla Eggert– PUC/RS; Prof. Drª Sônia Rosa – Coordenadora 27 CRE/RS.

Debates

20h Encerramento

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. Informações pelo fone 51.3210.2096 ou pelo email [email protected]


04 de outubro (sexta-feira) a 06 de outubro (domingo) - Reunião Descentralizada, VII Seminário e VII Plenária Nacional

Às 9h, no Sindisprevrs (Travessa Francisco Leonardo Truda, Centro, Porto Alegre)

Programação:

04/10/2019

9h às 14h Coordenação Executiva (Reunião interna)

9h às 14h Credenciamento

14h Apresentação Cultural - Slam

14h15 Mesa de Abertura do Seminário Nacional com FNTSUAS, FETSUAS-RS, FEUSUAS-RS, Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

15h Painel: “Tempo de Resistência: nosso trabalho com direitos é direito social para todos!”

Palestrantes: Psicólogo Eduardo Antunes de Matos - Lajes/SC (Trabalhador nível superior); Nego Denner - Porto Alegre/RS (Trabalhador nível médio); Maria Lopes - FEUSUAS/RS; Solange Bueno - FNUSUAS

Mediador: Prof. Dr. Tiago Martinelli - UFRGS

Coordenação de Mesa: FNTSUAS/FETSUASRS

17h Debate

18h Encerramento

20h Confraternização por adesão

05/10/2019

8h Oficinas Temáticas:

1 A identidade do/a trabalhador/a do SUAS na perspectiva dos/as usuários/as: Desafios dos/as trabalhadores/as no combate ao conservadorismo e ao clientelismo;

2 Trabalhadores/as do SUAS em seus diferentes vínculos e suas implicações no cotidiano do exercício profissional: Interfaces das diferentes ocupações/funções na efetivação do SUAS;

3 Compromisso ético-político com a defesa da laicidade e da profissionalização na implementação do SUAS enquanto política pública estatal

11h Socialização das Oficinas

12h30 Intervalo almoço

14h Informe do CNAS

14h30 Oficinas sobre a Conferência Nacional Democrática de AS:

Eixo 1: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado;

Eixo 2: Política pública tem que ter financiamento;

Eixo 3: A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

17h Socialização das Oficinas

18h Encerramento

06/10/2019

8h VII Plenária Nacional

12h Encerramento


07 de outubro (segunda-feira) - Solidariedade a Cuba - Ato no Consulado dos Estados Unidos

Às 12h, em frente ao Consulado dos Estados Unidos-RS (Rua Bezerra De Menezes, Porto Alegre)

A Associação Cultural José Martí RS convida a todas as organizações e amigos da Solidariedade para o Ato em frente ao Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, no dia 07 de outubro às 12 horas.


07 de outubro (segunda-feira) - Lançamento da Frente em defesa da Soberania Nacional

Às 18h30min, na sede da Fetrafi-RS (Cel Fernando Machado, 820, Centro, Porto Alegre)

O Brasil de Fato RS e Rede Soberania convidam a todos e todas para compor a unidade em defesa do Brasil no lançamento da Frente em Defesa da Soberania Nacional no Rio Grande do Sul.

Artistas com presença confirmada: 

Nei Lisboa

Demétrio Xavier

Unamérica

Jorge Furtado

Presenças políticas confirmadas até o momento:

Edegar Pretto - deputado estadual (PT)

Henrique Fontana - deputado federal (PT)

Fernanda Melchionna - deputada federal (PSOL)

Gabriela Silveira - vice-presidente Sul da UNE

Luciana Genro - deputada estadual (PSOL)

João Pedro Stédile - Coordenação nacional do MST

Manuela D'Ávila - ex-deputada federal (PCdoB)

Maria do Rosário - deputada federal (PT)

Olívio Dutra - ex-governador do RS

Patrus Ananias - deputado federal e secretário-geral da Frente

Pedro Ruas - ex-deputado estadual (PSOL)

Rita Serrano - da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal)

Roberto Requião - ex-senador (MDB)

Edição: Marcelo Ferreira