Rio Grande do Sul

DEBATE

Seminário “China: 70 anos de profundas transformações” acontece em Porto Alegre

Evento terá quatro conferências sobre o tema, na UFRGS, com entrada gratuita e transmissão via internet

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Debates serão nos dias 1º, 7 e 10 de outubro
Debates serão nos dias 1º, 7 e 10 de outubro - Divulgação

Entre os dias 1º e 10 de outubro, acontece em Porto Alegre o Seminário “China: 70 anos de profundas transformações”, que compõe o 14º Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanidades do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA). A China tem uma história milenar, um processo social revolucionário, e atualmente se concretiza como uma grande potência Industrial do mundo. É com base nisto que os e as conferencistas irão orientar as apresentações e discussões sobre o assunto. Promovido por 21 entidades, entre elas a Fundação Maurício Grabois, o evento será dividido em quatro conferências.

A atividade do dia 1º de outubro, às 17h, tem o título “A Cultura Milenar da China”. Os conferencistas são Liu Zhiming (Instituto Confúcio da UFRGS), Joaquim Monteiro (Doutor pela Universidade de Komazawa/Japão) e Celso Marques (Colégio de Aplicação da UFRGS), Às 19h, ocorre a palestra “A Revolução Chinesa”, com Paulo Visentini (ILEA/UFRGS) e Diorge Konrad (UFSM). As duas atividades serão realizadas na Sala 2 do Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110).

No dia 7, o tema em discussão é “As profundas reformas econômicas pós-década de 70”. A palestra será realizada no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Av. João Pessoa, 52), com Cláudio Puty (UFPA), Analucia Danilevicz (UFRGS) e Raul Carrion (Fundação Maurício Grabois/RS).

Por fim, no dia 10, será realizada a palestra “A China Hoje – O BRICS e a nova rota da seda”, às 18h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Av. João Pessoa, 52). Gaio Doria (Renmin University of China), Vitor Alessandri (ESPM) e José Vieira Loguércio (Fundação Maurício Grabois -RS) serão os conferencistas.

Todas as conferências têm entrada gratuita. Inscrições pelo link https://forms.gle/vzSMCxdyhJjz2Vfr8. Haverá transmissão ao vivo pela página do ILEA.

Edição: Marcelo Ferreira