Rio Grande do Sul

Reconhecimento

Suco de uva gaúcho conquista medalha de ouro em concurso da Wine South America

Produto orgânico da Cooperativa de Sucos Monte Vêneto foi premiado em feira internacional

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Fernando Martins, enólogo da Monte Vêneto, e Franciele Dal Mas, do setor de vendas da cooperativa.
Fernando Martins, enólogo da Monte Vêneto, e Franciele Dal Mas, do setor de vendas da cooperativa. - Foto: Divulgação Monte Vêneto

O suco de uva orgânico da Cooperativa de Sucos Monte Vêneto, de Cotiporã, na Serra Gaúcha, foi qualificado como Medalha de Ouro no 1º Concurso Melhores Sucos da Wine South America — Feira Internacional do Vinho, em Bento Gonçalves.

A apresentação dos ganhadores ao público ocorreu durante o evento, realizado de 25 a 27 de setembro, que é considerado o maior do setor vinícola na América Latina.

O objetivo do concurso, organizado pela Embrapa Suco e Vinho, é incentivar a qualificação e dar maior visibilidade aos sucos brasileiros. Ao todo, 17 rótulos de empresas gaúchas foram reconhecidos como medalhas de ouro e prata nas categorias Suco de Uva Orgânico, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral.

Suco de uva da Monte Vêneto premiado no concurso | Foto: Divulgação Monte Vêneto

A Monte Vêneto foi premiada na categoria Suco de Uva Orgânico e recebeu troféu e certificado. Segundo o presidente da cooperativa, Cedenir de Oliveira, a premiação valoriza a cadeia produtiva da Serra Gaúcha e o trabalho do empreendimento na busca da melhor qualidade aos seus produtos. “O resultado é uma conquista coletiva. Ele reconhece o trabalho dos agricultores familiares, de uma agricultura que respeita o meio ambiente e oferece alimentos de qualidade ao consumidor”, ressalta.

Gestora de vendas e marketing da Monte Vêneto, Franciele Dal Mas explica que o suco de uva premiado é um produto integral e natural, livre de corantes, sem adição de açúcar, água, conservantes ou qualquer outro componente que não seja a uva. É elaborado com uvas orgânicas Bordô e Concord, oriundas de vinhedos próprios da empresa e de famílias produtoras, e auditado pela certificadora Ecocert.

Franciele acrescenta que há um rigoroso acompanhamento técnico de manejo em campo e de processamento da fruta dentro da indústria. “A Cooperativa de Sucos Monte Vêneto é uma aliada no desenvolvimento rural sustentável regional, e as relações cooperativistas instituídas são a forma de fortalecimento desta cadeia produtiva”, complementa.

Avaliação dos sucos

Franciele recebeu os prêmios da Monte Vêneto | Foto: Divulgação Monte Vêneto

Com a curadoria técnica da Embrapa, um grupo de 18 especialistas degustou em setembro 52 rótulos de sucos de uva inscritos. Eles são ligados à Embrapa Uva e Vinho, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Laboratório de Referência Enológica (Laren) e Associação Brasileira de Enologia (ABE).

A avaliação foi feita às cegas, sem identificação do produto concorrente. Os jurados receberam apenas a taça servida, conhecendo somente o código e a categoria da amostra. Os sucos ganhadores foram identificados com selos e expostos em seus estandes na Wine South America.

A Monte Vêneto

Coperativa produz diversidade de sucos na Serra Gaúcha | Foto: Divulgação Monte Vêneto

A Cooperativa de Sucos Monte Vêneto foi fundada em 2007 e é ligada a agricultores familiares da região da Serra e assentados da Reforma Agrária. Está instalada numa área total de 95 mil m², sendo que a sua fábrica ocupa 4,5 mil m², na zona rural de Cotiporã.

De acordo com o gerente administrativo da cooperativa, Rubens Tasso, o empreendimento está entre os maiores do município e fortalece a economia local. Atualmente, cerca de 200 pequenos produtores entregam uvas à cooperativa, que gera mais de 20 empregos diretos e mais de 100 indiretos.

A Monte Vêneto produz suco de uva tinto integral, nas opções convencional e orgânico. Somente este ano processou mais de 6 milhões de quilos de uva e produziu 4,5 milhões de litros de suco. Ainda oferece aos consumidores outros tipos de sucos, também integrais e naturais, como o de tangerina com manga e maçã, goiaba com maçã, maçã com uva, manga com maçã e maçã.

Esses produtos abastecem o mercado convencional e varejo em geral. Estão presente na maioria dos estados brasileiros, com destaque para o Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O suco de uva orgânico premiado compõe o cardápio de merenda escolar de alguns estados, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), inclusive contemplando cidades de SP. Parte da produção da cooperativa ainda é destinada à exportação para a Venezuela.

Edição: Marcelo Ferreira e Marcos Corbari