APOSENTADORIA

Ao Vivo: Senado vota reforma da Previdência em primeiro turno

Após ser aprovada na CCJ, reforma da Previdência será votada em plenário no Senado Federal

No audio source provided.
Senado discute Reforma da Previdência
Senado discute Reforma da Previdência | Crédito: Foto: Roque de Sá/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, no início da tarde desta terça-feira (1), o relatório da Previdência de Tasso Jereissati (PSDB-CE), por 17 votos a 9. A Comissão rejeitou todas as tentativas de mexer no texto. O texto segue, agora, para votação em plenário. Para que seja aprovado, é preciso que o projeto tenha pelo menos 49 votos favoráveis.

Apesar de o solo do Senado ser fértil à aprovação do texto, o governo pode encontrar alguma dificuldade no que se refere, por exemplo, à norma do abono salarial. Atualmente concedido para trabalhadores que recebem menos de dois salários mínimos (R$ 1.996), o benefício passaria a valer somente para aqueles cujo teto salarial seja de R$ 1.364,43. A mudança é uma das mais criticadas por especialistas e opositores, que apontam risco de maior empobrecimento da população de baixa renda.

Paulo Paim afirmou ao Brasil de Fato que a oposição irá insistir na rejeição desse e de outros pontos da PEC.  

“Vai ser uma disputa muito difícil, o governo tem maioria no plenário, mas nós vamos fazer o bom debate. Eu digo que essa é a reforma mais cruel de todos os tempos, e olha que eu cheguei aqui na Constituinte”, criticou.

Acompanhe ao vivo a discussão:

Editado por: Larissa Gould

|

Newsletter