Rio Grande do Sul

SOBERANIA

Frente em Defesa da Soberania Nacional será lançada no RS

Força unitária foi lançada nacionalmente, em setembro, com o apoio de 232 deputados federais e 27 senadores

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Lançamento ocorre no dia 7 de outubro, às 18h30, na sede da Fetrafi RS
Lançamento ocorre no dia 7 de outubro, às 18h30, na sede da Fetrafi RS - Divulgação

Com o objetivo de construir alternativas políticas conjuntas para o atual cenário de entrega da soberania nacional, de retrocessos no campo da democracia e dos direitos humanos promovidos pelo governo Bolsonaro (PSL), será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional no Estado do Rio Grande do Sul. O evento será realizado na segunda-feira, 7 de outubro, às 18h30, na sede da Fetrafi RS (Rua Cel. Fernando Machado, 820, Centro Histórico, em Porto Alegre).

De acordo com o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que vai atuar como vice-presidente da Frente para o RS, a mobilização tem caráter pluripartidário e reúne diversas lideranças do campo democrático. “Precisamos unir todos os democratas, todos os brasileiros que defendem um projeto de nação para resistir a este projeto de desmonte nacional. Para resistir a esta tentativa insana do governo de extrema-direita do Bolsonaro de vender e entregar o patrimônio nacional na bacia das almas”, alerta Fontana. O deputado ressalta que a venda das refinarias da Petrobras é um crime contra a soberania nacional e contra os interesses da população que, com isso, pagará mais caro pelo combustível.

Organizado pelo Brasil de Fato RS e pela Rede Soberania, o evento já tem a presença de diversas personalidades confirmadas: o coordenador do MST João Pedro Stédile, a ex-deputada federal (PCdoB) Manuela D'Ávila, o ex-governador do RS Olívio Dutra, o deputado federal e secretário-geral da Frente Patrus Ananias, o deputado federal Henrique Fontana (PT), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), o deputado federal Heitor Schuch (PSB), a deputada federal Maria do Rosário (PT), o deputado estadual Edegar Pretto (PT), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), o ex-deputado estadual (PSOL) Pedro Ruas, a vice-presidente Sul da UNE Gabriela Silveira, Rita Serrano da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e o ex-senador Roberto Requião, presidente de honra da Frente.

A classe artística também está representada oficialmente. Confirmaram os músicos Nei Lisboa e Demétrio Xavier, o grupo Unamérica e o cineasta Jorge Furtado. No RS, a frente conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Frente Povo Sem medo, da Frente Brasil Popular e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).

A Frente atuou em 2017, durante o Governo Temer, e agora volta a ser prioridade dos partidos políticos do campo democrático e dos movimentos sociais. Neste ano, é presidida pela senadora Zenaide Maia (PROS/RN). Nos estados, já foi lançada em São Paulo e tem lançamentos previstos em Santa Catarina, no mês de outubro, e Rio de janeiro, em novembro.

Edição: Marcelo Ferreira