Rio Grande do Sul

REVOLUÇÃO CHINESA

Seminário na UFRGS discute as transformações na China aos 70 anos da Revolução

Cerca de 100 pessoas participaram do primeiro dia de debates, que segue nos dias 7 e 10 de outubro

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Porto Alegre recebe eventos que debatem a história do país que mais cresce economicamente no mundo
Porto Alegre recebe eventos que debatem a história do país que mais cresce economicamente no mundo - Fotos: Raul Carrion

Duas palestras marcaram o início do seminário "China - 70 Anos de Profundas Transformações" na noite da terça-feira (1º), no Salão de Atos das Reitoria da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento foi uma promoção do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA), da Fundação Maurício Grabois, do Instituo Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e mais 19 entidades. Um público de cerca de 100 pessoas interessadas em conhecer a história do país que mais cresce economicamente e tem uma história praticamente misteriosa para os ocidentais participou dos debates

A abertura foi com a palestra do professor chinês Liu Zhiming, do Instituto Confúcio, que falou sobre o processo de unificação do país ao longo de uma história de cinco mil anos. Em seguida, falou o filósofo Joaquim Monteiro, explicando a história da filosofia chinesa e a renovação do confucionismo acontecida no inicio do século 20 defendendo princípios de ética na política. O professor Celso Marques encerrou a primeira mesa falando sobre as origens chinesas do Budismo Zen e a receptividade desta religião não teísta no ocidente nos últimos anos. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do IHGRGS, Miguel dom Espirito Santo, e pela historiadora Bernadete Menezes.

Seminário segue com atividades nos dias 7 e 10 de outubro 

A segunda mesa tratou da Revolução Chinesa, cujo aniversário é comemorado, e contou com as palestras do historiador Paulo Visentini, que explicou as razões que levaram à vitória da revolução e a construção do país com uma das tecnologias mais avançadas do planeta. O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Diorge Konrad, por seu turno falou sobre o processo da Revolução Chinesa e suas características próprias como o fato de ser uma guerra prolongada de libertação nacional e conduzida por uma população camponesa, que após a vitória juntaram-se aos operários urbanos. Esta parte teve como coordenadores o professor Luiz Mauro Gonçalves Rosa, do ILEA e Carla Atkinson, da União Brasileira de Mulheres (UBM).

As mesas prosseguem na próxima segunda-feira, 7 de outubro, às 18h30, na Faculdade de Economia da UFRGS - com o debate "As reformas econômicas pós-década 1970" - e no dia 10 de outubro, no mesmo horário e local, com o debate "A China hoje - o BRICS e a nova Rota da Seda". Terá direito a certificado do ILEA-UFRGS quem participar ao menos de dois dias de debates. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site do ILEA/UFRGS.

Edição: Marcelo Ferreira