Espaço sindical

Sindicato e população de Extremoz (RN) se mobilizam contra privatização da água

Prefeito Joaz Oliveira (PR) já se demonstrou favorável ao concessão, enviando um Projeto de Lei para a Câmara Municipal

Brasil de Fato | Natal (RN) |

Ouça o áudio:

População saiu em protesto no centro do município
População saiu em protesto no centro do município - Ascom/Sindágua-RN

A empresa Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela distribuição de água em Extremoz, está na mira de privatização do prefeito da cidade Joaz Oliveira (PR). Em defesa desse patrimônio, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente do RN (Sindágua-RN) tem mobilizado a população e realizado protestos para defender o acesso à água.
No mês passado foi realizado um protesto pelo sindicato, no centro do município, no qual contou com a participação dos trabalhadores da Autarquia Municipal, professores da rede de ensino local, movimento estudantil, políticos e moradores. A ideia foi  dar um recado claro ao prefeito e a Câmara Municipal de Extremoz: o SAAE é o maior patrimônio da região e a água é vida, um direito do povo, não pode ter dono.
A medida foi considerada arbitrária pelos participantes do ato público, uma vez que a população não foi consultada sobre os destinos do SAAE de Extremoz. De fato, o prefeito Joaz enviou o Projeto de Lei para a Câmara Municipal onde, em uma sessão tumultuada, na qual não obteve se quer o quórum previsto, acabou aprovada pelos vereadores presentes. 
A revolta da população local é que quando candidato Joaz disse ser contra a privatização ou concessão do SAAE faltou compromisso do gestor local e a transparência na condução do processo. Vereadores locais, que também participaram do protesto, dizem que vão tomar todas as medidas legais cabíveis ao caso. 
Soma-se a indignação da população local a falta de segurança pública, educação de qualidade, atrasos no pagamento de salários de servidores e assistência precária à saúde.

Edição: Isadora Morena