Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 03/10/19

Ouça as notícias sobre mais um caso de morte por sarampo em São Paulo e a possível privatização da Petrobrás

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No total, são nove mortes apenas neste ano em decorrência do sarampo.
No total, são nove mortes apenas neste ano em decorrência do sarampo. - Agência Brasil | EBC

O novo caso de morte em decorrência do sarampo, em São Paulo, é destaque do Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (03). Mais de 5 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença no estado. No total, já são quatro mortes confirmadas.

Continua após publicidade

A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde, na quarta-feira (02). Os casos aconteceram na capital paulista e nas cidades de Itanhaém, Francisco Morato e Osasco.

Você sabia que o dia 3 de outubro é considerado o Dia do Petróleo no Brasil e também aniversário da Petrobrás, que completa 66 anos? Embora seja umas das principais estatais do país, ela pode deixar de fazer parte da elite estratégica do setor de petróleo mundial.

Entre as dez maiores produtoras de petróleo no planeta, oito são empresas estatais – responsáveis por 88,3% dos 34,4 milhões de barris de petróleo extraídos por dia.

De acordo com o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Iderley Colombini, a posição da Petrobrás no mercado mundial permitiu ao Brasil proteger a economia das flutuações de preços internacionais que geraram crises econômicas.

“Com a descoberta do pré-sal e a continuidade da produção da bacia de Campos, durante os anos 2000, a produção do petróleo ficou suficiente para o mercado doméstico. Isso deu uma condição de autonomia em relação ao combustível, possibilitou não ficar refém do mercado internacional e fazer a nossa própria política de preços”, assinala.

No Brasil, o número de suicídios entre os policiais é maior do que o de agentes mortos em operações. Com os dados alarmantes, deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram um Projeto de Lei, que visa atender e capacitar policiais civis e militares para o auxílio e o enfrentamento do sofrimento psíquico e do suicídio.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho