Celebração

Conheça a curiosa história sobre a data de aniversário de Lula: 6 ou 27 de outubro?

O ex-presidente Lula foi registrado apenas anos mais tarde da sua data de nascimento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula nasceu em Vargem Comprida, no interior de Pernambuco, no dia 27 de outubro de 1945.
Lula nasceu em Vargem Comprida, no interior de Pernambuco, no dia 27 de outubro de 1945. - Ricardo Stuckert

Mas afinal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no dia 6 ou 27 de outubro? Essa dúvida, que de tempos em tempos paira no ar, ocorre porque a data de certidão do ex-presidente está com a data deste domingo, 6 de outubro. Porém, o dia em que realmente Lula veio ao mundo foi no dia 27 de outubro de 1945.

Nascido em Vargem Comprida, no interior de Pernambuco – na época um distrito do município de Garanhuns –, Lula foi o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo. O fato da data de nascimento de Lula não coincidir com o seu registro se dá pelas dificuldades socioeconômicas da época.

Quem conta essa história com mais detalhes é o irmão mais velho do ex-presidente, José Ferreira de Melo, o Frei Chico, em entrevista ao Boletim Lula Livre.

Segundo ele, a dificuldade de mobilidade, a precariedade da localidade no interior de Pernambuco e da família na época faziam com que as crianças nascidas só fossem registradas de tempos em tempos.

Com a falta do documento oficial, eles usavam o que se chamava de batistério, documento que comprovava a execução do sacramento do batismo católico, onde constava data de nascimento e local.

“Havia muita dificuldade no nordeste para registro de nascimento. As pessoas que nasciam na roça dificilmente iam à cidade tirar registro. E quando muito, quando ia batizar, tirava um tal de batistério”, conta Frei Chico, que também foi o responsável pela filiação do ex-presidente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo anos mais tarde, em 1966.

Foi com este documento que as crianças da família Silva viajaram de Pernambuco para Vicente de Carvalho, no litoral de São Paulo, em 1952. A viagem de pau-de-arara durou 13 dias.

Na época com sete anos de idade, Lula veio junto com a família para reencontrar o pai, que havia migrado para o Sudeste semanas antes de Lula nascer, em busca de melhores condições de vida. E foi apenas no estado de São Paulo que, anos mais tarde, os documentos de Lula e seus irmãos foram providenciados.

“Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotado todos as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora de Sebastiana para a Ruth, seu próprio nome [neste momento Frei Chico ri] em sua “homenagem”, e ela acabou se atrapalhando com tantas datas”, disse o irmão, que também tem data errada anotada em seus documentos.

Apesar de toda a confusão, a data em que o próprio Lula costuma comemorar seu aniversário é no dia 27 de outubro. Porém, é costume lembrar de ambas as datas. Na Vigília Lula Livre, em frente a sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), por exemplo, os militantes prometem fazer uma celebração neste domingo para parabenizar o ex-presidente.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque