Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 07/10/19

Políticas de segurança pública no Rio de Janeiro e votação do Conselho Tutelar são destaques do Programa Brasil de Fato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As operações policiais em favelas não reduziram o número de crimes e mortes no Rio de Janeiro, de acordo com dados do Ministério Público.
As operações policiais em favelas não reduziram o número de crimes e mortes no Rio de Janeiro, de acordo com dados do Ministério Público. - Tânia Rêgo - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (07) destaca os dados das operações policiais no Rio de Janeiro. Um relatório do Ministério Público do Rio contesta a política de segurança adotada pelo governador Wilson Witzel, do PSC.

Ao compilar informações que vão de janeiro de 2003 a julho de 2019, verificou-se que não há, nos últimos anos, nenhuma relação entre as operações violentas — que se tornaram ainda mais frequentes neste ano — e a redução de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e de crimes patrimoniais (roubos de veículos, roubo de rua ou roubo de carga) no estado.

O documento informa também, que as mortes praticadas por agentes do Estado têm relação direta com a apreensão de fuzis e de drogas. As operações policiais já mataram 1.249 pessoas entre janeiro e agosto deste ano e priorizam o enfrentamento ao tráfico de drogas e o combate em favelas “sob a dupla premissa de que nelas estão localizados os criminosos e de que o tráfico de drogas é o principal crime a ser enfrentado pelo Estado”, aponta o relatório.

Você ouve ainda as notícias sobre a votação para o Conselho Tutelar. As eleições aconteceram no último domingo (06), em todo o país. Brasileiros com título de eleitor e em situação regular com a Justiça Eleitoral puderam escolher até cinco candidatos do conselho mais próximo de sua casa.

Neste ano, houve uma maior mobilização na disputa eleitoral e para falar mais sobre o assunto, o Brasil de Fato entrevistou Carlos Alberto Jr., que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Educador Social.

“O aumento da divulgação nas mídias nesse ano, mostrou sua importância. O eleitor se sente parte desse projeto, dessa escolha. Por ser uma votação não obrigatória, vemos também um aumento gradativo dos eleitores. Esse ano, também tivemos aparelhamento de outros espaços, a igreja por exemplo, grupos conservadores e também por parte dos políticos. E lá é um espaço de garantir direitos. Cada vez mais, vemos grupos econômicos querendo fazer parte desse processo, para usar como palco”, destaca.

E você sabia que os alimentos são responsáveis por melhorar ou piorar a forma como nosso organismo se protege de doenças? Esse é o tema do quadro Alimento é Saúde dessa semana, que vai te ensinar a escolher um cardápio bem saudável! 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho