Paraíba

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Eleição para Conselho Tutelar tem recordes de participação na Paraíba

População dos 223 municípios foram às urnas, neste domingo, para escolher cerca de 1400 conselheiros

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |

Ouça o áudio:

Conselho Tutelar Região Norte de João Pessoa
Conselho Tutelar Região Norte de João Pessoa - Reprodução

O resultado da votação para conselheiros tutelares foi divulgado na noite deste domingo (06). Urnas eletrônicas foram instaladas nas cidades de: João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa e Pombal, que juntas, formam 43,8% do eleitorado paraibano. Os/as eleitos/as irão assumir no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos, alocados em 276 Conselhos Tutelares espalhados pelos 223 municípios paraibanos.
Este ano a capital teve um aumento de quase 200% no número de eleitores em relação à última eleição, passando de pouco mais de 10 mil votantes para mais de 38 mil. Foram 81 candidatos disputando 35 vagas para sete conselhos tutelares nas regiões: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Cristo e Valentina. Ao todo, foram disponibilizados 21 locais de votação. Já Em Campina Grande, há quatro áreas de atuação, e foram eleitas 20 pessoas. 
Conselho Tutelar - Campina Grande / Reprodução
A campanha para Conselho Tutelar deste ano foi marcada por uma forte disputa de cunho religioso. Evangélicos e católicos disputaram as vagas com argumentos que divergem das reais funções do ofício e da base da lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por este mesmo motivo, calcula-se que houve recorde gigante de participação nas urnas. Algumas análises destacam compra de votos e manipulação partidária no pleito também. Militantes ligados à movimentos populares e ativistas organizaram previamente uma lista com os nomes de candidatos progressista, mostrando que este espaço virou um campo de batalha político.
Mesmo sendo voto facultativo, Cabedelo registrou mais de 21 mil votantes, em contraste com 7 mil da última eleição.
Durante a votação, que durou todo o dia deste domingo (06), eleitores de várias localidades reclamaram de imensas filas, desorganização e lotação nos colégios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande. Muitos saíram dos locais sem votar. A organização alegou surpresa pelo recorde de eleitores.
Veja os eleitos da capital, João Pessoa:
-Região Cristo:
Jaciara Lima
Lázaro Joaquim
Aniely Ribeiro
Júnior Rato
Rodrigo Dêdê
-Região Mangabeira:
Val
Jair Soares
Vinícius Araújo
Verônica Oliveira
Wellington Cardoso
-Região Norte:
Silvânia
Cida Pontes
Rosana de Mandacaru
Dé Cabeção
Jairo Pessoa
-Região Praia:
Kaline Ruffo
Josevaldo Gomes
Eduardo Toscano
André Lima
Patrícia Falcão
-Região Sul:
Ricardson Dias
Luzinete
Rosemberg
Cemar Oliveira
Marquinhos
-Região Sudeste:
Alex
Sandra
Piragibe
Gerlania
Pollyana França
-Região Valentina:
Clecia Santos
Janete Araujo
Professor Carlos Alberto
Roqueane Dantas
Rosely Lima
O Conselho Tutelar é o mecanismo de proteção à criança e ao adolescente regido pela lei nº 8.069/1990. Os conselhos tutelares foram criados em 1990 com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para desempenhar função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares começam a agir sempre que os direitos forem ameaçados ou violados pela sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

Edição: Cida Alves