Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 08/10/19

Ouça notícias sobre a distribuição de renda no Brasil e as praias cobertas por óleo no Nordeste do país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A comida representa 22% do total de despesas do mês de trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.
A comida representa 22% do total de despesas do mês de trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (08) fala sobre os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que a alimentação é o principal gasto de quem recebe até dois salários mínimos.

Para se alimentar, os brasileiros pertencentes à camada mais pobre comprometem, proporcionalmente, três vezes mais do total do seu orçamento mensal do que a população mais rica, formada por famílias de renda superior a R$ 23,8 mil.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, para as famílias que ganham até dois salários mínimos – R$ 1.996 –, a comida representa 22% do total de despesas do mês.

Você ainda confere notícias sobre as 132 praias atingidas por petróleo nos estados do Nordeste. Entre os danos ambientais, já foram encontradas seis tartarugas marinhas mortas envoltas no óleo e uma ave. Há suspeita de que esta tenha sido a motivação da morte de um boto no litoral do Ceará também.

A região entre Alagoas e Rio Grande do Norte possui berçários de golfinhos e tartarugas. As principais possibilidades ventiladas pela agência de meio ambiente de Pernambuco (CPRH) são de que houve um vazamento de alguma embarcação ou um despejo intencional do produto no oceano após limpeza de tanque.

E no quadro Fala Aí, saiba o que de fato muda com a nova proposta de reforma da Previdência para os Militares.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho