Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 10/10/19

Distanciamento de Bolsonaro do partido PSL e a ameaça de fechamento do FOSP são destaques dessa edição

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Bolsonaro rechaçou a associação de seu nome ao de Luciano Bivar.
Bolsonaro rechaçou a associação de seu nome ao de Luciano Bivar. - Agência Brasil | EBC

No programa do Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (10), tem como destaque a fala do presidente do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar afirmou que Bolsonaro "já está afastado" do partido. Na terça-feira (8), a imprensa noticiou massivamente um diálogo ocorrido em frente ao palácio da Alvorada, quando o mandatário cochichou a um apoiador que se apresentou como pré-candidato do PSL em Recife (PE): "Esquece o PSL, tá ok? Esquece".

De acordo com o site G1, Bivar teria dito: "não disse para esquecer o partido? Está esquecido [...] Não vai alterar nada se Bolsonaro sair […]. Não estamos em um grêmio estudantil. Ele pode levar tudo do partido, só não pode levar a dignidade, o sentimento liberal que temos e o compromisso com o combate à corrupção", finalizou.

Ouça uma matéria sobre o possível fechamento da Fundação Oncocentro de São Paulo, a FOSP. O governador de São Paulo, João Doria, ameaçou fechar a instituição, que hoje é responsável por mais de 200 mil testes de papanicolau ao ano, além de prestar serviço em cancerologia para mais de 500 unidades de saúde.

Com 87 trabalhadores, o órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, que funciona há 45 anos no bairro de Pinheiros, zona Oeste da capital paulista, concentra três laboratórios, um de próteses e outro de anatomia patológica, além do departamento de estatística. A configuração do serviço facilita o acesso e dá agilidade ao atendimento.

Somente no ano passado, o laboratório de anatomia patológica processou 247 mil testes papanicolaou, 13.700 biópsias e 3.157 exames de imuno-histoquímica – método de análise dos tecidos via microscópio, que pode auxiliar a definir se o tumor é um carcinoma, linfoma, melanoma ou sarcoma, por exemplo.

E no quadro Momento Agroecológico, conheça a iniciativa de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, localizado no assentamento Terra Vista, na Bahia e ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estão produzindo embalagens sustentáveis.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho