vetado

EUA ignoram promessa de Trump e negam apoio à entrada do Brasil na OCDE

Informação, divulgada por agência econômica, revela fracasso da política brasileira de subserviência aos Estados Unidos

|

Ouça o áudio:

Atos de bajulação de Bolsonaro em relação a Trump, como na assembleia geral da ONU, de pouco adiantaram para as pretensões do governo
Atos de bajulação de Bolsonaro em relação a Trump, como na assembleia geral da ONU, de pouco adiantaram para as pretensões do governo - Alan Santos/PR

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou a endossar a tentativa do Brasil de ingressar na Organização de Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Trata-se de uma reversão após meses de apoio público das principais autoridades, inclusive do próprio Trump.

Continua após publicidade

Segundo uma cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE Angel Gurria, em 28 de agosto, o secretário de Estado Mike Pompeo rejeitou um pedido para discutir mais ampliações do clube dos países mais ricos.

“Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo medido que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão”, afirma a carta. O teor do documento foi publicado nesta quinta-feira (10) pela Bloomberg News.

A emissora afirma que os EUA, no entanto, mantêm apoio para a inclusão da Argentina e da Romênia no grupo. O Brasil fez seu pedido para entrar na organização em maio de 2017.

“Ou Trump não está nem aí para Bolsonaro, ou a burocracia do governo americano não está nem aí para Trump”, disse o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim ao site Brasil 247.

Em março, Trump afirmou, em entrevista coletiva, com Bolsonaro na Casa Branca, que apoiaria o Brasil na adesão ao grupo de 36 membros. Em julho, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington durante uma visita a São Paulo.

Em troca, o Brasil se comprometeu a abrir mão do tratamento especial do qual se beneficiava na OMC (Organização Mundial do Comércio), enquanto economia em desenvolvimento.

Edição: João Paulo Soares