QUAL É O BAIRRO?

História do bairro da Macaxeira está ligada ao desenvolvimento industrial em Recife

Hoje o bairro tem 20.313 habitantes

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
Os moradores mais antigos do bairro contam que o nome tem origem em uma plantação de macaxeira que existia no local / FUNDAJ

Na Zona Norte do Recife, o bairro da Macaxeira limita-se com os bairros Córrego do Jenipapo, Nova Descoberta e Apipucos, do qual se desmembrou no início do Século XX. Os moradores mais antigos do bairro contam que o nome tem origem em uma plantação de macaxeira que existia no local. No lugar da plantação, no ano de 1895, foi construída a Fábrica de Tecidos de Apipucos, que tem uma relação estreita com a fundação do bairro. No início, ela era uma pequena fábrica de estopa. No ano de 1925, ela foi vendida e ampliada, abrigando o açude Apipucos.

Com o crescimento da fábrica, o bairro foi se desenvolvendo e foi iniciada a construção de um complexo fabril. Entre as décadas de 1930 e 1940, duas vilas operárias foram construídas: a Vila Maria Amália, conhecida como Vila da Carrapateira e a Vila Regina, conhecida como Vila Buriti e a partir daí o bairro foi crescendo. Em 1992 a fábrica fecha e consequentemente, a vila perdeu seu caráter operário. No local da antiga fábrica foram construídos o Parque Urbano da Macaxeira Ministro Fernando Lyra e a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista. Hoje o bairro tem 20.313 habitantes, sendo 65,36% autodeclarados negos e com famílias com renda familiar média de R$  1.387,01.

Edição: Monyse Ravenna