LITERATURA

O que tu indica? | Trabalho de Base

O livro possui fundamentos importantes para a organização popular

Brasil de Fato | Recife (Pe)

,
Os capítulos apresentam temas específicos sobre a formação e a organização política / Marcones Oliveira

A necessidade da retomada do trabalho de base é um elemento constante nas análises políticas. De fato, essa necessidade é real, pois os direitos que a classe trabalhadora obteve ao longo da história foram conquistados na base de muita luta. E as lutas só ganham corpo se as massas estiverem organizadas.

No atual cenário de ataques contra os direitos do povo e com as condições de vida piorando a cada dia, o trabalho de base se torna ainda mais urgente. Nesse sentido, o livro “Trabalho de Base”, da editora Expressão Popular, é um excelente material para o estudo que visa a ação política. Não se trata de um manual e nem traz fórmulas secretas para organizar pessoas. O livro possui fundamentos importantes para a organização popular.

Os capítulos apresentam temas específicos sobre a formação e a organização política, reforçam o compromisso com a Educação Popular, o resgate do espírito de militância, o amor pelo povo, a defesa do socialismo e a importância da organização popular.

Além de uma necessidade que a luta política nos impõe, o Trabalho de Base “é a ação política transformadora de militantes da organização popular, em determinado território, que estimula, desperta, organiza e acompanha o povo no enfrentamento de desafios cotidianos e liga essa luta à luta geral contra a opressão”. 

*Marcones Oliveira é geógrafo, mestre em Políticas Públicas e militante da Consulta Popular

Edição: Monyse Ravenna