O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (11) traz como destaque o petróleo que apareceu nas praias do Nordeste. Baseado em suposto relatório da Petrobras e da Marinha – que está sob sigilo e não foi divulgado oficialmente – o governo informou que o óleo está vindo “muito provavelmente da Venezuela”, sem explicar como teria chegado ao litoral brasileiro.
Mas, de acordo com o oceanógrafo Thiago Oliveira, é impossível que o petróleo tenha vindo do país vizinho. “Seria impossível vir da Venezuela, porque lá predomina a corrente do Caribe, que vai em direção ao Golfo do México, e os ventos alísios do Norte, que vão para a direção oeste”, destaca.
Segundo o Ibama, que trabalha na limpeza das praias, até agora foram retiradas 130 mil toneladas de óleo nos quase 140 pontos de contaminação.
Você ouve também a reportagem especial sobre a Fundação Casa, com relatos de funcionários e ex-internos que mostram a violência e os maus-tratos herdados dos tempos de Febem. Agressão física e psicológica, descaso do poder público e isolamento fazer parte da rotina dos jovens que cumprem medidas socioeducativas.
Na memória de Matheus, que ficou internado por 1 ano e 4 meses na Casa Vila Guilherme, no bairro da Vila Maria, os episódios de violência surgem com frequência. “Via muito funcionário agredindo e dando paulada. Já vi menino tomar paulada no tornozelo, no pé, de no outro dia nem conseguir andar. Tudo isso eu via e guardava na minha mente: 'Eles vão fazer isso comigo'”, conta.
E no quadro Mosaico Cultural, ouça sobre a importância da literatura na vida dos jovens, para discutir temas como representatividade e preconceito.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.