Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 14/10/19

Ouça notícias sobre a procedência do óleo nas praias do nordeste e dados de segurança pública e saúde no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, segue afirmando que o óleo pode ser proveniente da Venezuela.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, segue afirmando que o óleo pode ser proveniente da Venezuela. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (14) mostra que o governo Bolsonaro ignorou plano para conter óleo em praias brasileiras previsto em lei desde 2013.

A Justiça Federal em Sergipe determinou que a União tome medidas para conter o avanço de óleo que atinge o litoral de diversos estados do Nordeste desde o início de setembro. A ação responsabiliza também o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a determinação, devem ser implantadas barreiras de proteção nos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vazabarris e Real, no litoral sergipano. 

A decisão foi divulgada neste domingo, dia 13 de outubro, e o prazo determinado para cumprimento da medida é de 48 horas. A União e o Ibama terão de pagar multa de 100 mil reais por dia de descumprimento da ordem legal. 

Ouça também os dados de segurança pública e saúde. O crescimento da violência urbana tem sobrecarregado o atendimento público no país. Somente a violência interpessoal gera cerca de 70 mil assassinatos ao ano, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz.

E no quadro Alimento é Saúde, conheça a iniciativa de Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA). Além de não deixar a comida estragar na geladeira,essa técnica evita o desperdício e aproveitar partes dos alimentos que muitas vezes jogamos fora, mas que são nutritivas e podem ficar bem saborosas.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Katarine Flor