Comunidade

Qual é o bairro: Cidade da Esperança (RN)

Conjunto habitacional foi criado a partir dos interesses políticos da oligarquia Alves

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Demandas sociais relacionavam-se com o crescimento populacional na região
Demandas sociais relacionavam-se com o crescimento populacional na região - Janilson Sales de Carvalho

O bairro está localizado na Zona Oeste de Natal, no Rio Grande do Norte, e é o primeiro conjunto habitacional da cidade, construído na década de 1960, pelo então Governador Aluízio Alves. A construção do conjunto foi uma experiência pioneira na América Latina, transformando-se em modelo de habitação popular. O bairro, com mais de 50 anos de história, leva em seu nome a propaganda política da oligarquia Alves, interesse estrangeiro, e as demandas da sociedade do período. 
As demandas sociais relacionavam-se com o crescimento populacional, decorrente de migrações constantes das cidades do interior para a capital, combinada à especulação imobiliária e às reivindicações por moradias. Em termos políticos, o nome do bairro, por exemplo, faz referência direta às campanhas de Aluízio Alves e seu jingle “Marcha da Esperança”, com objetivo de vincular o empreendimento à gestão do governo. 
Em relação aos interesses estrangeiros, o bairro foi construído com recursos nacionais, vindos da SUDENE e internacional, assegurado pelos Estados Unidos através do programa “Aliança para o progresso”. Esse programa visava investir em países subdesenvolvidos com o intuito de conter a suposta ameaça comunista na América Latina.
 

Edição: Isadora Morena