Paraíba

MOBILIDADE

Coletivo promove o empoderamento de mulheres ciclistas em Campina Grande (PB)

"Bike Anjas" é uma proposta para ensinar mulheres que querem aprender a pedalar

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Evento contou com sua 20º edição neste último sábado, 12, em Campina Grande (PB).
Evento contou com sua 20º edição neste último sábado, 12, em Campina Grande (PB). - Bike Anjas

Todo segundo sábado de cada mês em Campina Grande - PB acontece um tour nas ruas da cidade, o evento já contou com sua 20º edição neste último sábado, 12, com a proposta de promover o empoderamento das mulheres para a mobilidade urbana através da bicicleta. O Coletivo foi articulado por Maria Gouveia e Wanessa Veras desde 2017, ambas perceberam a necessidade de desenvolver alguma atividade que pudesse incentivar as mulheres para utilizarem a bicicleta como meio de transporte pela cidade, hoje o grupo é bem orgânico e horizontal, todas as mulheres contribuem com o desenvolvimento das atividades. Essa proposta surgiu depois de analisar que haviam mulheres participantes do coletivo Bike Anjo mas não estavam nas ruas, o Bike Anjo são voluntários e voluntárias que ajudam pessoas que querem aprender a pedalar.

Alguns fatores influenciam para que mulheres não se sintam encorajadas a pedalar pela cidade, a falta de respeito no trânsito e a ausência de incentivo para utilizar uma bicicleta, são alguns destes. Por  isso, o Coletivo Bike Anjas tem sido importante no processo de empoderamento destas mulheres que passam a sentir segurança em si mesmas, além de passarem a enxergar a cidade por um outro âmbito e com outros olhares. 

“Eu pedalava com meu namorado, porque eu só me sentia segura andando junto com ele (...) mas ai eu vim a primeira vez para o Bike Anjas e só depois disso que eu pensei: dá pra eu sair sozinha. Então comecei a sair sozinha de bicicleta pra pertinho, pra ir mais longe um pouquinho e hoje eu vou pra qualquer lugar. É diferente você sair com um grupo de mulheres, eu já participei de grupos mistos mas não é a mesma coisa, eu me senti muito mais segura para pedalar depois de andar só com mulheres”, diz Bruna Rychelle que é integrante do coletivo.

A bicicleta é um meio de transporte mas não se resume nisto, as mulheres que compõem o coletivo pontuam que é uma relação de amizade e cuidado entre as mesmas e que as atividades do grupo ocorrem mensalmente a cada segundo sábado de cada mas que também acontecem encontros diversos em outras datas, para passeios e momentos de lazer. Além de ensinar e incentivar mulheres a pedalar pelas ruas da cidade, o coletivo acaba sendo uma rede de amizades.

Numa perspectiva de visão sobre o uso da rua como um espaço a ser ocupado, que é direto ocupar e conhecer a cidade com uma bicicleta. “A gente costuma ensinar que a rua também é para as bicicletas, assim como é para os carros, para as pessoas, para as motos, pra todos”, afirma Bruna Rychelle.

Ocupar a rua, gerar uma conscientização sobre a valorização do espaço urbano, conhecendo os lugares e observando as diversas paisagens e arquiteturas dos lugares que em outrora não seriam observados de dentro de um carro, por exemplo. Gerar a autoconfiança nas mulheres, cuidados com a saúde física e mental, o Bike Anjas tem transformado vivências de mulheres nas ruas de Campina Grande.

Edição: Heloisa de Sousa