Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 15/10/19

Em 2019, 111 professores da rede pública do Estado de São Paulo foram afastados, por dia, por transtornos psicológicos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

53 mil professores da rede estadual foram afastados em 2018 por transtornos mentais e comportamentais.
53 mil professores da rede estadual foram afastados em 2018 por transtornos mentais e comportamentais. - Agência Brasil | EBC

No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor e o Programa Brasil de Fato desta terça-feira (15) traz uma reportagem especial sobre a profissão no Brasil.

Por dia, 111 professores da rede estadual de São Paulo foram afastados por transtornos mentais ou comportamentais. O ano de 2019 já soma 27 mil licenças médicas por esses motivos até o mês de agosto.

O professor Alexandre de Mattos, morador do Grajaú, está afastado das salas de aula pela perícia médica devido a um transtorno de ansiedade. “Acho que o barulho é o principal fator que deixa qualquer pessoa desestabilizada dentro de uma sala de aula. Porque são muitos decibéis, acima do nível aceitável. Muitas vezes, a gente tem que gritar, bater na mesa, brigar com os alunos”, descreve.

Ouça também as notícias sobre a Fundação Nacional do Índio (Funai). Após combater mineração ilegal em terras indígenas, o coordenador do órgão foi demitido. A exoneração do indigenista Bruno Pereira acontece em um  momento crítico, porque o presidente Jair Bolsonaro deve apresentar projeto para liberar garimpos em terras ocupadas por índios.

Pereira diz que não foi informado sobre o motivo da demissão.“Nos últimos dois meses atuamos pesado junto com outras instituições contra o garimpo, fazendo inutilização de garimpo, destruindo garimpo. Fizemos, agora em setembro, a maior destruição de garimpo do ano, em região de índios isolados. A última operação de combate à mineração foi na reserva Yanomami, onde destruímos garimpos. Cheguei à tarde e recebi minha exoneração.”

E no quadro Comentário Esportivo, atos racistas marcaram o jogo entre Inglaterra e Bulgária, em duelo válido pelas eliminatórias da Eurocopa.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho