Podcast

Pelo direito à alimentação - Revista BdF PE - 15/10/19

Alimento ou comida? Direito ou lucro?

Ouça o áudio:

A data de 16 de outubro marca o dia mundial da alimentação
A data de 16 de outubro marca o dia mundial da alimentação - Foto: Daniel Lamir / Arte: Diva Braga
Alimento ou comida? Direito ou lucro?

Dentre a realidade de dados e a realidade sentida, a edição denuncia o aumento da fome e da insegurança alimentar no Brasil e no mundo. Além de entrevista, o direito à alimentação é retratado com músicas e reportagens. A convidada é Rafaela Alves, da direção nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Rafaela é também pedagoga, camponesa e sertaneja, além de especialista em Processos históricos e inovações tecnológicas no Semiárido.   

Em pauta, dados sobre a alimentação, análise sobre a atuação (ou falta) do Estado brasileiro diante da fome e da pobreza, além de propostas contra a fome apresentados pelos movimentos populares e pela sabedoria camponesa e tradicional. Rafaela destacou ainda questões como a dimensão do lucro para os mercados alimentícios, a qualidade dos alimentos disponibilizados e as disputas pelos sistemas agroalimentares nas áreas rurais.  

Reportagens: "Riqueza da produção de frutas no Brasil não chega à mesa de quem planta" (Bruna Caetano); "Inspirado em Lula, favorito à presidência da Argentina lança programa contra a fome" (Geisa Marques); "Prato vazio: a fome que não é "fake" no Brasil" (Jaqueline Deister).  


Vitrola de Fato: "Bla bla blá" (Elza Soares e BNegão); "Alma do Sertão" (Luiz Gonzaga); "Tem gente com fome" (Ney Matogrosso); "Coco Dub" (Chico Science e Nação Zumbi). 

 

 

 

Edição: Daniel Lamir